Por conta das queimadas e do tempo seco, a Prefeitura de Itabirito decidiu cancelar os atos cívicos e de aniversário da cidade neste ano. O prefeito Orlando Caldeira (Cidadania) anunciou a decisão em um vídeo publicado em sua página oficial. Ele destacou que decisão se deve a falta de “salubridade” para a realização dos atos.
Além do Dia da Independência do Brasil, o munícipio também comemora o dia da emancipação, que aconteceu em 7 de setembro de 1923. A decisão de cancelar os eventos tradicionais foi tomada com base nas condições climáticas adversas e no impacto que as queimadas têm causado à saúde pública.
A nota oficial da Prefeitura de Itabirito esclarece: “Em razão da crise climática vivenciada em toda a região devido à alta incidência de incêndios e de queimadas, o que acarreta severas consequências para a saúde da população, a Prefeitura de Itabirito informa que o tradicional desfile cívico do dia 7 de setembro está oficialmente cancelado. Mais do que a Independência do Brasil, a data é sinônimo, para os itabiritenses, de comemoração do aniversário de emancipação política do município. Neste ano, no entanto, a medida mais prudente é evitar que milhares de alunos, profissionais da Educação e cidadãos em geral fiquem expostos, durante o desfile comemorativo, a um cenário de comprovada baixa qualidade do ar.”
A Prefeitura também informou que equipes da Brigada Municipal, voluntários e profissionais de empresas parceiras estão atuando em tempo integral para combater as chamas. “As ações contam com três caminhões-bomba adquiridos pela Prefeitura, além de dez caminhões-pipa,” destaca a nota.
Leia também:
- Ruas serão interditadas nesta quinta-feira (05) em Ouro Preto
- “Causos de Brasêro” de Marcelino Ramos no Sesc Palladium
No vídeo, o prefeito Orlando Caldeira reforçou a gravidade da situação: “Itabirito adquiriu três caminhões-bomba e, junto com dez caminhões-pipa, estamos trabalhando intensamente para controlar os focos de incêndio ao redor da cidade.”
Apesar do cancelamento, o prefeito informou que haverá um pequeno ato cívico na frente da Prefeitura para marcar as celebrações. “Determinamos que todas as nossas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nossa OPA estejam preparadas para atender a população de Itabirito da melhor forma possível, especialmente em casos de problemas respiratórios,” completou Orlando Caldeira.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.