Na tarde de ontem (01), ocorreu uma longa reunião entre os vereadores de Mariana e os secretários da cidade. Por quase 8 horas, eles passaram por uma espécie de sabatina, com perguntas feitas pelos parlamentares sobre diversas questões de cada pasta.
O vereador Zé Sales (PDT) redigiu o requerimento que chamou os membros do legislativo para o plenário. Todos os secretários convidados participaram do encontro.
+Mariana teve a maior arrecadação da sua história em 2022; “Não estamos em crise”, afirma secretário
VEREADORES X SECRETÁRIOS
O vereador Pedrinho Salete (CIDADANIA) presidiu a reunião, também compuseram a mesa: Manoel Douglas (PV) e Marcelo Macedo (MDB). Desde o começo dos questionamentos, os parlamentares questionavam problemas relativos aos pagamento e emissão de notas fiscais por parte da Prefeitura. Dessa forma, o secretário de Planejamento, Marlon Figueiredo, foi diversas vezes confrontado acerca da suposta falta de orçamento do município. No entanto, essa informação foi contraposta por ele, que afirmou que a arrecadação em 2022 foi a maior da história de Mariana.
Por sua vez, o secretário de Obras, Leonardo Rodrigues, também foi bastante questionado quanto a paralisação de algumas obras no munícipio. Contudo, ele afirmou que já está dando andamento em algumas e outras precisam de alguns ajustes finais. Nesse ínterim, um exemplo foi a obra na Travessa Monsenhor Rafael Coelho, cuja história já foi descrita aqui no Galilé. De acordo com o membro do executivo, o projeto estará pronto no final da semana que vem e deve passar por licitação.
Além deles, Danielly Alves, nova secretária do Desenvolvimento Social, também foi bastante confrontada pelos vereadores. Contudo, uma problemática de distribuição de cestas básicas e notas fiscais sem pagamentos foram expostas pela própria titular da pasta, que explanou suas atitudes ao encontrar as irregularidades.
NOVA GESTÃO TROUXE TROCAS
A chegada do novo prefeito, Edson Agostinho (CIDADANIA), trouxe grandes mudanças dentro do executivo da prefeitura. Em diversas pastas importantes, o prefeito interino trocou os nomes e colocou novos servidor. Ao todo, ele trocou o secretário de Esporte, Bruno Freitas, Danilo Brito das Dores (Saúde); Pedro Cesar de Oliveira Nunes (Desenvolvimento Econômico); Newton Geraldo Xavier Godoy (Obras e Gestão Urbana); Marcílio Geraldo Vieira de Queiroz (Patrimônio Histórico, Cultura, Turismo e Lazer); Walber Luiz da Silva (Desenvolvimento Social e Cidadania), e Tenente Freitas (Segurança Pública).
+MPF afirma que não há comprovação do dinheiro que a Renova alega pagar em reparação à atingidos
Por isso, para as vagas, assumiram Daniely Cristina Souza Alves (Desenvolvimento Social e Cidadania); Danilo de Oliveira Santos de Assis (Desenvolvimento Econômico); Pedro Henrique Sousa (Patrimônio Histórico, Cultura, Turismo e Lazer); Leonardo Rodrigues dos Santos (Obras e Gestão Urbana); Jonathan Chaves Silva (Saúde), e Capitã Marta Guido (Segurança Pública).
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Reunião entre vereadores e secretários dura quase 8 horas na Câmara de Mariana […]