A revisão do Plano Diretor de Ouro Preto avança com a realização dos Fóruns Participativos nos distritos e sede do município a partir de março. Serão realizados 13 destas reuniões e segundo a Fundação Gorceix, contratada para organizar o processo, esse é um espaço fundamental para definir as diretrizes e propostas do crescimento e desenvolvimento do município.
No local, a população apresentará as demandas relacionadas a expansão da cidade, bem como receber as informações coletadas pela equipe técnica responsável pela revisão.
Confira abaixo a programação dos Fóruns Participativos nos distritos de Ouro Preto:
10/03
Horário: 18h
- Miguel Burnier: Escola M. Monsenhor Rafael
- Engenheiro Corrêa: Escola M. José Estevam Braga
11/03 (Sexta-feira)
Horário: 18h
- São Bartolomeu: Escola M. Washington de Araújo Dias
- Glaura: Casa de Cultura de Glaura
12/03 (Sábado)
Horário: 18h
- Santo Antônio do Salto: Escola M. Aleijadinho
- Antônio Pereira: Escola E. Antônio Pereira
13/03 (Domingo)
Horário: 18h
- Santo Antônio do Leite: Escola Municipal Dr. Pedrosa
- Amarantina: Escola E. P. Maria do Carmo Almeida
14/03
Horário: 18h
- Cachoeira do Campo: Casa de Cultura
- Santa Rita de Ouro Preto: Escola E. José Leandro
15/03
Horário: 14h
- Ouro Preto – Sede: Escola Municipal Padre Carmélio
17/03
Horário: 18h
- Rodrigo Silva: Escola M. Dr. Alves de Brito
- Lavras Novas: Escola M. de Lavras Novas
O processo de Revisão do Plano Diretor de Ouro Preto
Iniciado no dia 6 de junho de 2023, esse processo já passou por diversas etapas, incluindo a execução de oficinas participativas, assembleias e Audiências Públicas de apresentação de resultados. No dia do lançamento foi apresentado um prazo para encerramento que já se esgotou. Segundo o cronograma inicial, tanto a revisão do Plano Diretor, quanto as Leis de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo; a da Regularização Edilícia; o Plano Diretor de Mobilidade Urbana; e o Código de Posturas, seriam entregues em agosto de 2024.
A última atualização dos resultados aconteceu no dia 11 de junho de 2024, com uma audiência pública convocada pela comissão organizadora, parte da etapa 2 da revisão, onde a equipe técnica apresentou os resultados por setores, com dados coletados tanto na leitura técnica quanto na leitura comunitária. Segundo o que foi dito naquela ocasião, agora cabe a Fundação Gorceix elaborar as normas e diretrizes para apresentar para a população.
Nos últimos meses, vereadores da Cidade Patrimônio Mundial pedem a aceleração da revisão.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.