Fórum Republicano debaterá normas e procedimentos para Carnaval em Ouro Preto

Fórum Republicano debaterá normas e procedimentos para Carnaval em Ouro Preto

No próximo domingo (23),  às 9, o Carnaval de Ouro Preto será tema do primeiro Fórum Republicano de 2025. No Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), serão apresentados os procedimentos que precisarão ser cumpridos pelas repúblicas durante a folia, que é considerada uma das mais tradicionais do estado.

Essa reunião é fundamental para o repasse das informações, haja vista que, muitas repúblicas organizam festas durante todos dias da folia. Faz parte da cultura republicana também a abertura das casas para receber turistas. As instituições buscam um alinhamento, para facilitar o relacionamento entre a comunidade ouro-pretana, visitantes e comunidade estudantil.

Dentre os participantes, estarão autoridades municipais responsáveis pela fiscalização e autorização de eventos, além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, que vão esclarecer os procedimentos necessários para a realização das festividades e hospedagens.

Leia também:

É importante destacar que o evento é aberto a todas as repúblicas estudantis, tanto federais quanto particulares, sendo obrigatória a participação de pelo menos dois representantes das repúblicas federais — conforme determinado pela Resolução Cuni nº 2.226. Segundo a UFOP, o objetivo é garantir que todos os realizadores de eventos estejam devidamente orientados quanto às normas e exigências legais.

Máximo Eleotério Martins, pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, destaca a importância da integração entre a comunidade ouro-pretana e a comunidade estudantil, “a Universidade reforça seu compromisso com a segurança, organização e valorização do patrimônio cultural da cidade, promovendo um ambiente mais preparado para os estudantes e para a própria comunidade ouro-pretana”, disso ao site oficial da instituição de ensino.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment