O Circuito Boqueirão, em Passagem de Mariana, recebeu no sábado, 10 de maio, a 5ª edição do Sabadinho na Passagem, evento que marcou um ano da iniciativa voltada à valorização da cultura, da gastronomia e do artesanato local. A programação gratuita contou com atrações musicais, oficinas, brincadeiras e venda de produtos artesanais e comidas típicas, reunindo moradores e visitantes em um encontro de convivência e economia criativa.
Realizado das 12h às 19h, o Sabadinho celebrou também a primeira edição de 2025. Organizado pelo Distrito Criativo Passagem – Circuito Boqueirão, com produção executiva do Clube Osquindô e da Lunática, o evento reafirma o compromisso com a ocupação comunitária e o fortalecimento dos vínculos culturais no distrito. Segundo os organizadores, a expectativa é que o Sabadinho passe a acontecer com mais frequência ao longo do ano.
“Estamos aqui hoje iniciando mais uma edição do Sabadinho na Passagem, que é um projeto coletivo dos empreendedores do Distrito Criativo”, afirmou o organizador Antônio “Toninho” Caeiro. “É um convite para integrar famílias, com programação para crianças, grupos culturais, e cada vez ampliando mais. Estamos no Circuito do Boqueirão, o primeiro do Circuito do Distrito Criativo, mas muito mais está vindo por aí.”
A programação contou com diversas atividades voltadas a públicos de todas as idades. Entre as atrações, estiveram a Banda Osquindô e os artistas Leo Ladeira e Natália Alves, com o projeto “Reinações – Festa da Arte para Infância”, além do DJ Afrobool, o tradicional Bloco Boqueirão e a Osquindoteca, biblioteca comunitária do Clube Osquindô.


Leia também:
- Professor da UFOP se engana e encaminha email para toda comunidade estudantil, que reage com memes e piadas
- Suspeitos rondam joalherias em Ouro Preto e PM monta cerco para interceptar veículo
O músico Brício Ferreira destacou a importância da iniciativa para os artistas da região. “Pra mim, o Sabadinho é muito bacana. Pra gente, músico que trabalha com a cultura da região de Passagem e de Mariana, ele agrega muito na questão de visibilidade. Dá oportunidade pra gente mostrar nosso trabalho”, afirmou.
O evento também promoveu a produção local com comidas de quintal, bebidas artesanais e produtos variados. Entre os expositores, estiveram a Cachaça do Tiveio, Quintal da Núria, Taberna do Bruxo, Chopp Bloco Boqueirão, Bolos do Gilson, Balulu Doces, Leia Chup Chup Gourmet e pipocas e algodão doce da Luciana. Na área de produtos artesanais, participaram Mãos da Passagem Artesanato, Espaço Guia, Angela Lingerie e Edna Tupperware.
O Sabadinho integra as ações do Distrito Criativo Passagem, instituído pela Lei Municipal nº 3.570/2022. A legislação reconhece o potencial cultural e criativo do distrito, localizado em Mariana, e estabelece diretrizes para o desenvolvimento socioeconômico e valorização do patrimônio local. O programa é pioneiro em Minas Gerais e propõe novas possibilidades de desenvolvimento para cidades históricas e mineradoras por meio da economia criativa.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.