A Saneouro iniciou, no último dia 06, a operação do poço do bairro Água Limpa, na sede, que tem capacidade para produzir 64 mil litros de água por hora e vai beneficiar cerca de 3.000 pessoas dos bairros Taquaral, Alto da Cruz, Morro Santana, Morro São João, Morro São Sebastião, Piedade e parte do centro histórico.
“Em época de crise hídrica em função do tempo seco e das altas temperaturas, o início da operação do poço vai garantir disponibilidade de água de qualidade para os moradores de Ouro Preto”, diz o superintendente da Saneouro, Evaristo Bellini.
Ao todo, o investimento no poço foi de R$ 1,6 milhão e incluiu a construção de cerca de 800 metros de rede adutora que vai levar a água produzida aos reservatórios Marambaia e Piedade.
Os poços profundos são uma alternativa segura para garantir o fornecimento de água de qualidade à população de forma regular. “As captações superficiais, feitas em rios e cachoeiras, são dependentes de condições climáticas. Em períodos de seca, não se tem água em quantidade suficiente e durante as chuvas a água fica turva”, explica Evaristo Bellini. Nos poços, a produção e a qualidade da água são pouco afetadas pelas intempéries.
Desde que assumiu a operação dos sistemas de produção e distribuição de água e de esgotamento sanitário de Ouro Preto e seus 12 distritos, a Saneouro já inaugurou outros três poços profundos: nos distritos de Antônio Pereira, Santa Rita de Ouro Preto e na região de Riacho, em Amarantina.
Leia também:
- Confira os resultados da 2ª rodada do Campeonato Amador de Ouro Preto
- Incêndio florestal destrói carros na beirada de estrada em Ouro Preto
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga oJornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.
produção de água ou captação de água?
produz água de onde?
tem tratamento? houve analise da qualidade da água?