A Saneouro alerta sobre a importância do uso consciente da água em Ouro Preto, uma vez que, durante o período de estiagem, a distribuição de água aos imóveis pode ser prejudicada.
“A partir de agora, o volume de água disponível para captação diminui, mas a demanda não”, diz o superintendente da Saneouro, Evaristo Bellini.
Leia também:
O período da seca deve se estender até o mês de setembro, e por isso se torna essencial um planejamento para que não falte água nas torneiras. Diminuir o tempo de banho, trocar a mangueira por vassoura e balde de água na hora de limpar o quintal e deixar a torneira da pia da cozinha fechada enquanto ensaboa a louça são alguns exemplos simples e que geram resultados significativos.
A Saneouro também compartilha outras dicas sobre o uso consciente da água:
- Para lavar quintais, garagens, passeios e carros, troque a mangueira pelo balde de água. O consumo é bem menor e o resultado é o mesmo;
- Na hora de regar as plantas, um regador gasta muito menos água que a mangueira;
- A água com que você cozinhou os alimentos fica rica em nutrientes como vitaminas e minerais. Pode, portanto, ser reaproveitada no preparo de outros pratos ou para regar plantas;
- A água em que jogamos água sanitária para higienizar frutas e verduras pode ser reaproveitada no vaso sanitário e na faxina.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
[…] Saneouro alerta sobre uso racional da água durante a seca […]