O Secretário de Segurança e Trânsito de Ouro Preto, Moisés Santos, anunciou que o município intensificará a fiscalização na Estrada da Purificação, via recém pavimentada que conecta a sede de Ouro Preto ao distrito de Antônio Pereira. Em entrevista concedida ao repórter Antônio Isidoro, Santos destacou que o decreto nº 8.047/2024 estabelece claramente quais veículos podem transitar na estrada.
Desde a inauguração da pavimentação da via, em novembro de 2023, realizada em parceria entre as prefeituras de Ouro Preto e Mariana e a mineradora Samarco, moradores dos bairros próximos têm registrado um aumento expressivo no fluxo de veículos pesados na área, especialmente carretas, gerando preocupações com segurança e qualidade de vida.
Moisés Santos ressaltou que a fiscalização será intensificada para garantir que veículos de empresas mineradoras e veículos de carga acima de sete toneladas ou comprimento superior a oito metros não utilizem a estrada como rota alternativa.”Esta semana tive uma reunião com o setor de Relações Institucionais da Vale e, na próxima semana, teremos outro encontro com a Samarco (…) Muitos tentam cortar caminho pela estrada, mas essa é uma via realmente importante (…)No entanto, está sendo mal utilizada por veículos de empresas, apesar do decreto ser taxativo em proibir esse tipo de trânsito. A fiscalização será intensificada, e já conversamos com o comando da Guarda e com a gerência da Ourotran”, afirmou o secretário. Ele também destacou que a Ourotran e a Guarda Municipal estarão reforçando as ações de fiscalização para garantir a segurança e a fluidez do trânsito local.
Leia também:
- Carro alvejado por balas em Ouro Preto foi tentativa de homicídio
- Bebê é abandonado na porta de prostíbulo em Mariana
Regras para veículos pesados em outras vias do município
Além da Estrada da Purificação, o secretário destacou a necessidade de intensificar o controle de veículos pesados em outras vias estratégicas do município, como a Avenida Rene Gianetti. Segundo Santos, foi necessária uma revisão no decreto nº 6.752/2022, agora atualizado pelo decreto nº 8.447/2024, para restringir a circulação de carretas com peso acima de 20 toneladas e comprimento superior a 12 metros.
Moisés explicou que a fiscalização será feita de forma presencial, com equipes em horários variados, além de apoio através de vídeos do Centro de Comunicações da Guarda Municipal para monitoramento remoto. “A fiscalização será realizada primordialmente de forma presencial. Teremos, diariamente e em horários alternados, uma viatura da Guarda Municipal com equipe suficiente para efetuar a fiscalização e resolver os problemas no local. Queremos tranquilizar os moradores da região de que estamos tomando medidas efetivas para solucionar essa questão”, finalizou Santos, destacando que o município está empenhado em adotar medidas rigorosas para manter a segurança e a ordem no trânsito da cidade.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.