Mariana deu um passo importante no caminho do diagnóstico dos problemas e potencialidade que a população flutuante traz para o município. A Câmara Municipal da cidade aprovou nesta quinta-feira (4), o projeto da Prefeitura que visa vai exigir de todas as empresas que vierem atuar na cidade os dados sobre os funcionários que vem de outras cidades para trabalhar na Primaz de Minas.
O tema da população flutuante é apontado como uma das principais causas de alguns dos problemas de Mariana. Em 2023, Marlon Figueiredo, secretário de Planejamento, Fazenda e Governança, afirmou que estima-se que o número de habitantes da cidade chegava a 90 mil. Isso representa um acréscimo de 30 mil pessoas ao número apontado pelo Censo do IBGE.
Leia também:
- Confira a programação da Expovale 2025 em Ponte Nova
- Confira a programação do Festival de Inverno de Ouro Preto
Nesse sentido, o projeto aprovado vai exigir de todas as empresas que vierem atuar na cidade todos os dados referentes aos contratos, mobilização, desmobilização, número de funcionários, quantos estão vindo de fora, onde estão sendo alocados e qual é o plano das empresas para desmobilizar e devolver essas pessoas às suas cidades de origem.
Em entrevista ao Jornal Geraes, Marlon aponta que “O objetivo é termos todos os dados necessários para construirmos políticas públicas de acordo com a realidade populacional do município de Mariana — e, sobretudo, buscar recursos nos governos estadual e federal para implementar essas políticas, já que a nossa população real é muito maior do que os números indicados pelo censo”.
Ou seja, a partir de agora, é lei em Mariana: todas as empresas devem informar ao poder público as suas atividades, o número de funcionários, onde estão sendo alocados, entre outras informações relevantes.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.