No próximo dia 6 de agosto, tem início o contrato da concessão da BR-040 pela EPR Via Mineira e, com isso, o retorno da cobrança de pedágio da BR-040, passando de R$ 6,30 para R$ 12,70 para veículos leves – mais do que o dobro da tarifa atual. De acordo com Jornal Estado de Minas, o contrato, válido por 30 anos, foi assinado no início do mês, já que a administradora anterior, a Via 040, abriu mão da concessão alegando prejuízos financeiros. O contrato da concessão prevê investimentos e serviços operacionais de R$ 8,7 bilhões ao longo dos 30 anos. Desse total, R$ 3,5 bilhões deverão ser aplicados nos primeiros sete anos.
“Entendo que não é um aumento. É uma tarifa condizente com todos os investimentos e intervenções que vão ser realizados na concessão”, defendeu o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio, explicando que à medida que a concessionária executar melhorias e realizar os projetos previstos em contrato, o valor cobrado nos pedágios poderá aumentar ainda mais.
Leia também:
- Seca histórica: Ouro Preto registra 105 dias sem chuva
- Neste final de semana ‘Tudo é Jazz’ em Ouro Preto
Tabela de Tarifa do pedágio da BR-040
TIPO DE VEÍCULO | VALOR ATUAL | VALOR REAJUSTADO |
Automóveis e caminhonetes | R$ 6,30 | R$12,70 |
Caminhão leve, ônibus | R$ 12,60 | R$ 25,40 |
Automóvel ou caminhonete com semi-reboque | R$ 9,45 | R$ 19,05 |
Caminhão ou trator com semi-reboque | R$ 18,90 | R$ 38,10 |
Automóvel ou caminhonete com reboque | R$ 12,60 | R$ 25,40 |
Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque | R$ 25,20 | R$ 50,80 |
Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque | R$ 31,50 | R$ 63,50 |
Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque | R$ 37,80 | R$ 76,20 |
Duplicação da BR-040 em Ouro Preto e Congonhas
Segundo o Jornal Estado de Minas, o primeiro grande pacote de obras na rodovia será realizado no terceiro ano de concessão (entre agosto de 2026 e julho de 2027), voltado para melhorias na ligação entre as cidades de Ouro Preto e Congonhas, contida no trecho mais perigoso da BR-040 no estado. As intervenções somam 16,2 quilômetros, sendo incluídas a duplicação de 9,74 quilômetros de estrada, a construção de 3,23 quilômetros de vias marginais com uma ciclovia paralela, além de uma passarela. Essas obras serão realizadas entre o Terminal Ferroviário da CSN e o Viaduto de Congonhas – neste último ponto, inclusive, será construída uma espécie de trevo.
Ainda no terceiro ano, serão construídas faixas adicionais num trecho de 1,2 quilômetros entre BH e Nova Lima. No ano seguinte, a duplicação será feita em 17,8 quilômetros de estrada entre Congonhas e Conselheiro Lafaiete.
Descontos no valor da tarifa do pedágio da BR-040
Junto dos novos valores da tarifa, as três praças de pedágio do trecho, em Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Itabirito, passarão a adotar, também em 6 de agosto, três modalidades de descontos para os usuários. Os motociclistas passarão a ser isentos de cobranças – num primeiro momento, as cancelas serão liberadas pelos atendentes, mas no futuro haverá uma saída específica para as motos. Motoristas que utilizarem etiquetas de cobrança automática (TAG) terão 5% de desconto. E os condutores de veículos de passeio que sejam usuários frequentes da rodovia terão direito a um desconto progressivo na tarifa que poderá chegar a 70%. Para ter esse benefício, também será necessário o uso de TAG nos automóveis. O desconto contará até a 30ª passagem por sentido e por praça dentro do mesmo mês.
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.
[…] Tarifa do pedágio da BR-040 vai duplicar de valor […]
[…] Tarifa do pedágio da BR-040 vai duplicar de valor […]
[…] Tarifa do pedágio da BR-040 vai duplicar de valor […]