Minas Gerais passou por uma situação de emergência devido a epidemia de dengue que assolou o estado neste ano. Pensando nisso, os deputados da Assembleia Legislativ aprovaram uma lei que tem como intuito promover o controle do mosquito Aedes Aegypti. Através do Projeto 24.938/24 o método Wolbachia será implementado nas ações do Estado para evitar as chamadas arboviroses, sendo Dengue, Chikungunya e Zika as mais comuns.
Em janeiro deste ano, o Governo de Minas decretou estado de emergência, que só foi destituído no início deste mês. No ano de 2024, Minas Gerais foi o estado com o maior número de notificações de dengue, zika e Chikungunya do Brasil.
Leia também:
- AGORA É LEI! Pessoas condenadas por racismo não poderão assumir cargo público em Ouro Preto
- Tarifa do pedágio da BR-040 vai duplicar de valor
O PL que apresenta uma alternativa para conter a incidência de arboviroses na próxima época de chuvas é de autoria do deputado Gustavo Santana (PL) e acrescenta essa iniciativa dentro das ações de mitigação da dengue e demais doenças feitas pelo Estado. O texto pede que o governo incentive “a realização de parcerias públicas e privadas para desenvolver o método Wolbachia de controle biológico do mosquito Aedes aegypti como medida complementar às demais ações de controle das arboviroses”.
O método atua diretamente no controle do transmissor das doenças. A bactéria “Wolbachia” é inoculada no no Aedes Aegypti. A partir disso ela atua impedindo o desenvolvimento dos vírus dentro do mosquito.
Com a reprodução dos mosquitos inoculados pela bactéria Wolbachia, a expectativa é reduzir gradativamente a população dos que transmitem o vírus. . O Estado deverá adotar mecanismos para o seu monitoramento e para esclarecer a população.
No final de abril, o Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Governo de Minas Gerais e a prefeitura de Belo Horizonte, inaugurou a Biofábrica Wolbachia, em Belo Horizonte. A nova unidade contará com laboratórios para a produção do método Wolbachia, uma das principais tecnologias no combate à dengue e outras arboviroses.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.