Um registro de uma cidade mineira foi publicado no Instagram oficial da Nasa nesta segunda-feira (09). A publicação retrata o reservatório de Três Marias, que foi fotografado pelo astronauta Loral O’Hara, em em dezembro de 2023 a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).
No texto que divulga a imagem, a agência do governo do Estados Unidos traz uma breve análise das características do solo da cidade e do estado, além de explicar a importância da represa para o rio São Francisco.
Três Marias está localizada no centro-oeste do estado, situada às margens do “Velho Chico”, um dos principais rios brasileiros, que perpassa 521 municípios de dois estados diferentes – Minas Gerais e Bahia.
A cidade foi emancipada em 1º de março de 1963 e possui de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísica (IBGE), 31 mil habitantes.
A publicação da página da Nasa já possui 95 mil curtidas, além de quase mil comentários, em grande parte de brasileiros, celebrando a menção à cidade mineira que homenageia o nome feminino mais popular do Brasil.
O QUE A NASA DESTACA DA CIDADE MINEIRA DE TRÊS MARIAS
O post faz menção às características do solo de Três Marias, bem como aspectos de sua agricultura e economia. Afinal de contas, pelo registro, é possível notar que partes do terreno não cultivado, como campos sem plantio e estradas de terra, aparecem em tons vibrantes de vermelho e amarelo, devido às argilas e solos ricos em ferro e alumínio da região de Minas Gerais.
Leia também:
- Confira os resultados da 2ª rodada do Campeonato Amador de Ouro Preto
- Incêndio florestal destrói carros na beirada de estrada em Ouro Preto
Veja a tradução do texto da Nasa:
“Pesca e agricultura em Minas Gerais
A astronauta Loral O’Hara capturou esta foto do Reservatório de Três Marias, um corpo de água artificial no sudeste do Brasil, enquanto estava no espaço a bordo da @ISS em dezembro de 2023. Este reservatório é um dos três maiores ao longo do Rio São Francisco, no Brasil, e irriga os campos circulares em suas margens.
Grande parte das terras não cultivadas, como campos sem plantio e estradas não pavimentadas, aparece em tons vibrantes de vermelho e amarelo. Essas cores provêm das argilas e solos subjacentes em Minas Gerais, que são ricos em ferro e alumínio, podendo adquirir tons vibrantes quando expostos às condições climáticas. Os tons mais claros de azul na superfície do reservatório são resultado do sunglint, um efeito óptico que ocorre quando a luz do sol reflete na água suave no mesmo ângulo em que o sensor a capta.
Descrição da imagem: Um rio azul brilhante serpenteia por uma paisagem colorida, rica em tons de verde, vermelho e laranja, visto de longe. Manchas circulares marcam fazendas irrigadas com pivô central. Pedaços de nuvens brancas e fofas estão espalhados pela imagem”
MORADOR DE TRÊS MARIAS SE SURPREENDEU COM PUBLICAÇÃO
Gabriel Borges Moreira, jornalista de 24 anos é nascido e criado na cidade citada pela Nasa. Além de conhecer o terreno fotografado, o jovem já praticou pesca na represa.
“Quando eu vi a foto fiquei sem acreditar, a maior agência espacial do mundo falando de Três Marias e da represa que é uma das tantas belezas presentes na cidade né”, destacou.
Para Gabriel, o reservatório e a cidade são representações de momentos especiais em sua vida, pelo contato que ele tem com a natureza e com sua família e amigos. Ele destaca como a represa é importante para a economia do município, trazendo identidade e orgulho para quem mora lá. Após sair de Três Marias para estudar, o retorno para a cidade natal é sempre celebrado às margens do reservatório.
“O contato com a represa é único, poder tomar um banho nas águas no final da tarde com os amigos apreciando o por do sol não tem preço. Sem falar na pescaria que é um dos maiores pilares do turismo de Três Marias e também uma ótima forma de esquecer os problemas. Eu não moro mais lá, mas sempre que vou procuro ver a represa e poder apreciar toda sua beleza“, finalizou.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.