O Pico da Cartuxa, um dos locais mais afetados pelos incêndios florestais em Mariana, tem sido palco de intensas operações de combate ao fogo. Nesta terça-feira (03), devido à deterioração das condições do ar e aos impactos das queimadas, a Prefeitura de Mariana decretou estado de emergência no município.
O foco na Mata da Cartucha acontece desde a quinta-feira (29) e mobilizam equipes do Corpo de Bombeiros, brigada Habitat, AMDA, e autoridades locais. Apesar dos esforços, o fogo ainda não foi controlado, e o monitoramento continua.
Leia também:
- Ruas serão interditadas nesta quinta-feira (05) em Ouro Preto
- “Causos de Brasêro” de Marcelino Ramos no Sesc Palladium
Nas imagens e no relato de Caio Duarte, que esteve no local, fica evidente a dimensão da devastação e as dificuldades enfrentadas no controle do incêndio, que já se alastra desde a semana passada. Caio compartilhou sua experiência de estar na linha de frente:
“Cara, eu nunca tive uma experiência assim de perto. Chegamos lá para levar água para os brigadistas se hidratarem, mas não conseguimos encontrá-los porque a área é muito extensa e havia muitos focos de incêndio. Em uma parte onde estávamos, o fogo começou a se alastrar, e não tivemos outra opção a não ser usar os recursos que tínhamos. O Anderson, que já foi brigadista voluntário por muitos anos, sugeriu que pegássemos galhos de algumas árvores para abafar o fogo. Fizemos isso e conseguimos salvar uma parte grande, com apenas três pessoas. Depois, um caminhão-pipa também passou por lá, e conseguimos molhar um pouco as beiradas. No entanto, o pipa não consegue entrar no pasto, então o trabalho de abafar o fogo com os galhos foi muito mais eficaz.
No início, foi empolgante ver o fogo sendo apagado, mas depois o cansaço começou a bater. Os braços doíam, e o calor era intenso no rosto e nos braços. Era muito cansativo, mas continuávamos, pegando mais galhos e voltando para apagar o fogo. Qualquer fagulha levada pelo vento podia iniciar um novo foco de incêndio em outro lugar. Felizmente, estávamos junto com dois profissionais experientes, que já foram brigadistas, o que nos ajudou a tomar bastante cuidado.”
Veja o vídeo do combate ao fogo no Pico da Cartuxa, com as imagens captadas por Caio.
Os primeiros segundos de vídeo capturados pelos irmãos Bodão Schneider e Joarlens Afonso, usando um drone, mostram imagens impactantes das fumaças saindo da mata atlântica que cobre parte do território de Mariana.
Desde o dia 1º de agosto de 2024, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou 36 focos de incêndio apenas na região de Mariana. No combate às chamas, estão envolvidos o Corpo de Bombeiros, as brigadas do Instituto Habitat e AMDA, além de outros brigadistas voluntários.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.