Não chove em Ouro Preto desde abril e o consumo consciente é fundamental para que não falte água
Prevenção é a melhor solução. A frase que já é habitual quando se fala de saúde ou da manutenção de imóveis, por exemplo, também serve para os sistemas de distribuição de água. Em especial quando se inicia um período de poucas chuvas, como é o caso do Sudeste brasileiro e de Ouro Preto. Nesta época do ano, a contribuição de todos com o consumo racional da água é fundamental para não faltar água nas torneiras.
Na sede e nos 12 distritos ouro-pretanos as últimas chuvas aconteceram em abril. Ou seja, já são cerca de 50 dias sem que os pontos de captação de água natural – rios e ribeirões – sejam alimentados. A consequência é a diminuição gradual de seus leitos. “Os períodos de seca são um grande desafio porque o volume disponível de água nas captações superficiais diminui, mas a demanda não”, diz o superintendente da Saneouro, Evaristo Bellini.
Ele conta que a entrada de água nos pontos de captação da empresa no município ainda não sofreu diminuição, apesar de tantos dias sem chuva. Mas lembra que a estação seca deve se estender até setembro e, por isso, o momento ideal de mobilização pelo consumo racional é agora.
Este consumo, de acordo com Evaristo, deve ser feito por todos e não significa abrir mão de nenhum ato do dia a dia. “Nós nunca pedimos que as pessoas deixem de tomar banho, fazer comida ou limpar os quintais, basta saber a melhor maneira de fazer cada coisa”, afirma.
Água: se todo mundo cuida, todo mundo tem!
Leia também:
- Entre espirros e lencinhos: Fiocruz alerta para aumento nos casos de gripe; saiba como vacinar
- Casa de Cultura Negra de Ouro Preto recebe prêmio em Brasília
SAIBA MAIS
Veja as dicas da Saneouro para o consumo racional da água:
HIGIENE
Tome banhos curtos, de no máximo 10 minutos.
Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes.
Lugar de papel higiênico é no lixo. Se jogado no vaso, exige maior quantidade de água na hora da descarga.
NA COZINHA
Deixe a torneira da pia fechada enquanto ensaboa a louça.
A água com que você cozinhou os alimentos fica rica em nutrientes como vitaminas e minerais. Pode, portanto, ser reaproveitada no preparo de outros pratos ou para regar plantas.
A água em que jogamos água sanitária para higienizar frutas e verduras pode ser reaproveitada no vaso sanitário e na faxina.
NA ÁREA
Utilize a lavadora de roupas sempre em sua capacidade máxima. Ou seja: é melhor juntar roupas e fazer uma única lavagem do que fazer constantes pequenas lavagens.
A água utilizada na lavadora de roupas pode ser reaproveitada na faxina ou para limpar quintais.
QUINTAIS
Para lavar quintais, garagens, passeios e carros, troque a mangueira pelo balde de água. O consumo é bem menor e o resultado é o mesmo.
Na hora de regar as plantas, um regador gasta muito menos água que a mangueira.
EM TODA A CASA
Vigie sempre as torneiras e não deixe nenhuma delas pingando.
Verifique sempre se não há vazamentos em sua casa, inclusive na caixa d´água. Se encontrar algum, elimine imediatamente.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.
[…] Estação seca: Uso racional da água é aliado para enfrentar a estiagem […]
[…] Estação seca: Uso racional da água é aliado para enfrentar a estiagem […]
[…] Estação seca: Uso racional da água é aliado para enfrentar a estiagem […]
[…] Estação seca: Uso racional da água é aliado para enfrentar a estiagem […]
[…] Estação seca: Uso racional da água é aliado para enfrentar a estiagem […]
[…] Estação seca: Uso racional da água é aliado para enfrentar a estiagem […]