Uma linha direta de ônibus entre o bairro Morro Santana e a UPA Dom Orione foi solicitada pelo vereador Renato Zoroastro (PSB) ao Consórcio Rota Real, em Ouro Preto. A proposta foi apresentada na Câmara Municipal na última terça-feira (3), quando o parlamentar destacou a importância dessa medida para facilitar o acesso ao serviço de saúde.
Em entrevista à Rádio Real FM, Zoroastro explicou que a iniciativa atende a uma antiga reivindicação dos moradores, que hoje precisam usar duas conduções para chegar à UPA. “Essa é uma reivindicação antiga deles, já que, quando precisam ir à UPA Dom Orione, precisam pegar dois transportes. Com certeza, será de extrema importância para as pessoas que utilizam o local, evitando a obrigatoriedade de usar dois transportes, algo muito ruim”, declarou o vereador.
Zoroastro afirmou ainda que a proximidade do período de revisão do contrato de concessão do transporte público é uma oportunidade para incluir novas demandas e ajustes nas rotas. A representação foi encaminhada ao Consórcio Rota Real e à gestora do contrato, Ourotran, para análise e viabilização do novo itinerário.
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Tarifa Zero nos distritos pode virar realidade em Ouro Preto
O parlamentar ainda destacou a necessidade de discutir a Tarifa Zero nos distritos de Ouro Preto. Ele destacou que essa discussão deve ganhar corpo no próximo ano. Para Renato Zoroastro, a implementação é fundamental, mas que esse processo precisa ser feito com responsabilidade .Ele defendeu que o projeto seja implementado inicialmente em caráter experimental.
“Essa oferta de transporte deve ser feita com responsabilidade. É importante iniciar de forma piloto em alguns distritos, avaliando os aspectos positivos e negativos, e depois expandir para outros. Precisamos aprender com as experiências de outras cidades que utilizam tarifa zero ou tarifa única”, afirmou.
Em campanha, o prefeito reeleito Angelo Oswaldo (PV) afirmou que além da gratuidade entre os distritos, em Ouro Preto haverá uma tarifa única de R$ 2,00 na sede.
Zoroastro também destacou a necessidade de buscar formas alternativas de financiamento, como publicidade em ônibus e pontos de parada, contribuições de grandes empresas e até mesmo recursos oriundos do estacionamento rotativo. Para ele, a criação de um fundo específico para subsidiar o transporte público é essencial para garantir a viabilidade do projeto.
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Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.