O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) decidiu nesta terça-feira (16) pela inocência dos vereadores Renato Zoroastro e Luiz Gonzaga do Morro, ambos do PSB de Ouro Preto, em processo que investigava suposta fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024.
O julgamento foi relatado pelo juiz Ricardo Ferreira Barouch, que destacou não haver comprovação suficiente de candidaturas fictícias no partido. Segundo o relator, embora houvesse indícios de irregularidades, as provas apresentadas mostraram que as candidatas Edmara Greyce e Cynthia Aparecida realizaram atos de campanha, ainda que modestos, o que afasta a configuração de fraude.
No voto, Barouch ressaltou entendimento firmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que a existência de campanha, mesmo limitada, é suficiente para caracterizar candidatura real. Ele também analisou a situação da candidata Gláucia Mercês, cuja renúncia foi formalizada dentro do prazo legal, o que não configuraria irregularidade para o preenchimento da cota de gênero.
Leia também:
- Ouro Preto: Atleta de 18 anos morre em acidente
- BR-356 entre BH, Ouro Preto e Mariana será leiloada em São Paulo
“Apesar da presença de alguns elementos indiciários de fraude, foram apresentadas provas de realização de atos de campanha que evidenciam candidaturas reais. Com isso, concluo que não ficou comprovada a fraude à cota de gênero nas eleições de 2024 em Ouro Preto”, afirmou o relator.
A decisão do TRE-MG foi unânime, revertendo a sentença proferida em abril pela juíza Ana Paula Lobo P. de Freitas, da 200ª Zona Eleitoral de Ouro Preto, que havia cassado os mandatos dos vereadores e declarado a inelegibilidade por oito anos.
Na ocasião, a Justiça Eleitoral entendeu que três candidaturas femininas do PSB teriam sido registradas apenas para cumprir a exigência legal de 30% de mulheres na chapa. As candidatas tiveram votação reduzida e movimentaram valores mínimos ou inexistentes.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
