Furto nas Moitas: invasor leva videogames, bicicleta e até alimentos de moradias da UFOP em Mariana

Furto nas Moitas: invasor leva videogames, bicicleta e até alimentos de moradia da UFOP em Mariana

Na madrugada desta sexta-feira (20), moradias estudantis da UFOP, no conjunto conhecido como Moitas, em Mariana, foram alvo de uma invasão seguida de furto. Segundo os estudantes, a insegurança no local é recorrente. O criminoso, que foi flagrado pelas câmeras de segurança, levou inclusive alimentos das geladeiras dos moradores.

O furto aconteceu por volta das 5h. De acordo com um dos moradores, a obra de cercamento recém-concluída pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) não foi suficiente para impedir a ação criminosa. “A grade instalada é mais fina do que tela de galinheiro. A obra demorou sete meses e, em menos de um mês pronta, já rasgaram a grade para invadir e furtar nossas coisas”, desabafou um dos estudantes.

Entre os itens furtados, destaca-se a bicicleta que uma das vítimas utilizava para ir até o trabalho. Além disso, o invasor não poupou nem os mantimentos dos estudantes. Ele levou 10 unidades de iogurtes, cinco pacotes de frango, dois quilos de calabresa, um quilo tulipa sadia, cinco quilos de carne bovina  e um litro de vinho. “Tem pessoas que não sabem o que vão comer no final de semana”, relatou um dos moradores.

Leia também:

Os outros pertences subtraídos foram dois videogames, uma bicicleta, uma carteira com CNH e cédula de identidade.

Vitor Rocha, vítima, que estuda História na UFOP, relatou revolta, por não ser a primeira vez que a situação acontece. “É revoltante, porque não é a primeira vez que somos vítimas. Há menos de dois meses, outra invasão aconteceu na mesma casa“, disse. Ele afirmou ainda que as reclamações feitas à universidade têm sido ignoradas. “Nossa comunicação com a instituição é precária. Eles simplesmente não dão importância às nossas demandas.”

Apesar das promessas da UFOP de solucionar os problemas de segurança no Conjunto Habitacional, os alunos continuam se sentindo desprotegidos. “É muito frustrante. A única saída que enxergamos é tentar pressão por meio da mídia, já que, até agora, a universidade não tomou providências efetivas.”

Abaixo, o vídeo com o relato de Vitor Rocha e os registros das câmeras de segurança.

RESPOSTA DA UFOP SOBRE O FURTO EM SUA MORADIA ESTUDANTIL

O Jornal Geraes entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Universidade, em busca de uma declaração sobre as acusações de descaso feitas pelos alunos. Em resposta, a instituição afirma que investiu em segurança recentemente e que agiu prontamente após ser notificada sobre o caso. Além disso, ainda afirmou que entre as melhorias feitas, foram instalados alarmes em todas as casas e o cercamento completo da área, incluindo a implementação de controle de entrada nas moradias.

Veja a nota na íntegra: Gostaríamos de informar que o Conjunto I está cercado, com entrada controlada por vigilância, e todas as casas possuem alarmes instalados. Contudo, apesar dessas medidas, um indivíduo conseguiu entrar nas moradias e realizar um furto. A segurança da universidade agiu prontamente e já entregou as imagens do indivíduo para a Polícia Militar, que está acompanhando o caso. É importante ressaltar que, no último ano, a UFOP investiu na segurança do Conjunto I, com a instalação de alarmes em todas as casas e o cercamento completo da área, incluindo a implementação de controle de entrada nas moradias. Estamos comprometidos em continuar trabalhando para garantir a segurança dos nossos alunos e da comunidade acadêmica. Estamos à disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment