Servidores da UFOP aprovam paralisação e mobilização para quinta-feira (26)

Servidores da UFOP aprovam paralisação e mobilização para quinta-feira (26)

A Associação dos Docentes da UFOP (ADUFOP) anunciou que haverá uma paralisação com mobilização em Ouro Preto na próxima quinta-feira (26). O ato ocorrerá na Praça Tiradentes, a partir das 09h. Segundo a organização, a mobilização, que é fruto de um ato nacional, será para denunciar a crise orçamentária nas universidades, o não cumprimento do acordo de greve de 2024 e os riscos da retomada da reforma administrativa.

Em um post feito nas redes sociais, a instituição convoca todos da comunidade estudantil para se unir ao redor das causas da manifestação. “A educação pública pede socorro! Junte-se a nós na defesa da UFOP e da educação pública, gratuita e de qualidade”, diz a publicação.

Leia também:

Servidores da UFOP aprovam paralisação e mobilização para quinta-feira (26)

Recentemente, através de uma nota oficial, ADUFOP, alinhada ao ANDES-SN, se mostrou contrária à reforma administrativa por considerá-la uma ameaça aos direitos dos servidores públicos e à qualidade dos serviços prestados à sociedade. Na publicação, oposicionamento é claro:

  • Rejeita as propostas que visam “modernizar” o serviço público sob o discurso de eficiência, pois entende que essas medidas atacam os direitos dos servidores e ameaçam a prestação de serviços públicos à população.
  • Denuncia que o novo grupo de trabalho na Câmara representa uma tentativa de retomar pontos da PEC 32/2020, considerada prejudicial aos servidores e já amplamente combatida anteriormente.
  • Participa ativamente das mobilizações, como o ato convocado pelo Fonasefe no dia 17, e da audiência pública na Câmara, defendendo a manutenção da estabilidade, vinculação de recursos para saúde e educação, e valorização dos servidores.
  • Critica a lógica privatizante e precarizante da reforma, que inclui terceirizações, contratos temporários e avaliação por desempenho sem critérios justos.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment