Na próxima quinta-feira, 28 de agosto, Mariana sediará o 1º Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa LGBTQIAP+, um marco para a inclusão e defesa dos direitos da comunidade no município. O evento será realizado no Centro de Convenções e tem como propósito fortalecer a participação social e combater a invisibilidade das pessoas LGBTQIAP+.
Um dos momentos centrais será a eleição dos representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal dos Direitos LGBTQIA+. Serão escolhidos oito membros que atuarão na formulação, implementação e fiscalização de políticas públicas voltadas à comunidade, garantindo que suas demandas sejam ouvidas e transformadas em ações concretas.
A programação do fórum começa às 8h, com o credenciamento dos participantes, seguido da mesa de abertura às 8h30, com a presença de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Às 9h, ocorre a mesa de debate com representantes da sociedade civil e movimentos sociais, sob o tema “Escuta Ativa – A palavra é da comunidade”.
Leia também:
- Cachorra Branquinha luta pela vida em Mariana; saiba como ajudar
- Artista de Ouro Preto é destaque no Festival Internacional Sesc de Circo em São Paulo
Em seguida, às 10h, o professor doutor Alexandre Bahia (UFMG) ministra a palestra magna “Povo, poder e orgulho: Sociedade Civil e Direitos LGBTQIAP+ em foco”. A manhã se encerra às 11h, com a eleição dos representantes da sociedade civil para o recém-criado Conselho Municipal.
De acordo com a organização, a iniciativa representa um avanço no fortalecimento das políticas públicas voltadas para a diversidade e marca o compromisso do município em promover igualdade, respeito e cidadania.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e O Mundo dos Inconfidentes.
