A Câmara Municipal de Itabirito sancionou a Lei nº 4.391, que cria diretrizes para a valorização da identidade visual e simbólica dos bairros de Itabirito. A iniciativa busca fortalecer o vínculo entre a população e os espaços urbanos por meio de ações culturais, educativas e comunitárias que preservem os marcos visuais e a história local.
A lei incentiva a criação e a manutenção de elementos que representem a identidade de cada bairro, como letreiros, murais, esculturas, totens e placas. Além disso, estimula a participação da comunidade, o envolvimento de escolas públicas e privadas, associações de moradores e coletivos culturais, além da possibilidade de parcerias com a iniciativa privada.
Leia também:
“Queremos reforçar o senso de pertencimento, reconhecer o valor simbólico dos nossos bairros e estimular a comunidade a preservar e celebrar sua própria história. Essa lei não impõe custos ao município, mas cria um caminho para que o Executivo e a população atuem juntos na construção de uma cidade com mais identidade e orgulho local”, destacou o vereador e autor do Projeto de Lei, Fernando da Sheila (Mobiliza).
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.

[…] Lei de valorização da identidade visual é sancionada em Itabirito […]