O projeto Sextas Abertas, iniciativa da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), chega a mais uma edição no próximo dia 24 com uma programação criativa. As atividades são gratuitas e abertas à comunidade em geral e acontecerão no Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP e na Praça Antônio Dias, em Ouro Preto.
Durante a manhã, os participantes poderão começar o dia com a aula de “Yoga Afetivo”, conduzida por Isabel Prado, voltada para pessoas de todas as idades. Em seguida, a programação segue com a oficina “Literatura de Cordel: história, características, dinâmicas e possibilidades”, ministrada pelo repentista baiano Déi Ferreira, que receberá jovens a partir de 12 anos e adultos.
Leia também:
Paralelamente, ocorre a oficina “Arte Xilográfica – Quebra-Cabeça de Matrizes – Parte I”, com o artista guaxupeano Gustavo Resende Dias, destinada a um público a partir de 16 anos, já iniciado na técnica da xilogravura ou queira se aventurar no universo da gravação e impressão que tem a madeira como matriz.
Ainda pela manhã, ainda acontecerá a aula aberta “Corpo, Arte e Paisagem em Ouro Preto – Parte I”, conduzida por Gabriela Rangel e Myriam Bahia, como ação da disciplina “Corpo, Paisagem e Horizonte” do Programa de Pós-Graduação Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (PACPS-UFMG), que propõe uma caminhada artística de interação com o ambiente urbano, voltada para maiores de 18 anos.
À tarde, o público poderá continuar o mergulho na arte da xilogravura, com a segunda parte da oficina “Quebra-Cabeça de Matrizes”, dedicada às etapas de impressão e montagem.
Assim como outras atividades simultâneas ampliam o diálogo entre arte, paisagem, memória e saberes populares, a oficina “Preservação de Memórias Digitais: organizando e protegendo acervos fotográficos”, ministrada por Giselle Rocha, é voltada a agentes culturais, grupos comunitários e coletivos artísticos, com foco na valorização e conservação de registros visuais documentais e afetivos.
Já a palestra “Graffiti em Cidades Históricas: disputa de memória, resistência e educação pela arte”, ministrada por Iolanda Leiko, convida o público a pensar as relações entre o patrimônio e a arte contemporânea, considerando, especialmente, as manifestações artísticas periféricas e de rua. Também à tarde ocorre a segunda parte da aula aberta “Corpo, Arte e Paisagem em Ouro Preto”, convidando os participantes a desenvolverem uma produção em ateliê por meio de exercícios práticos de criação.
A culinária também ganha destaque com a oficina “Bolinho de jiló com cogumelos ou linguiça e geleia de pimenta + farofa com banana e crispy de couve”, ministrada por Cidinha Salgados, quituteira de Amarantina. A atividade, destinada a maiores de 16 anos, propõe um encontro entre tradição, sabor e criatividade gastronômica.
No final da tarde, a programação se estende para a Praça Antônio Dias, com a Feira de Arte, Artesanato e Gastronomia reunindo expositores locais e regionais e, no mesmo momento, acontece a intervenção artística “Instruções para Movimentos de Corpo-Câmera”, com Maryah Monteiro, que propõe uma performance experimental em diálogo com o público e o entorno.
Na sequência, o poeta, repentista e cordelista baiano Déi Ferreira, do Grupo Varal de Cordel, volta à cena, prometendo arrebatar o público com seu Coco de Embolada, em uma apresentação que vai celebrar a oralidade e a cultura popular nordestina.
O audiovisual fica por conta de duas sessões seguidas da 3ª Mostra Latino-Americana de Videodança / Itinerância RASGO, que apresenta produções que integram corpo, dança, paisagem e imagem em movimento. Encerrando o dia, a música toma conta da praça com dois shows imperdíveis: às 20h, a cantautora Augusta Barna, revelação mineira, apresenta o espetáculo “Na Miúda” e, às 21h, o grupo Samba com Dendê garante o ritmo e a alegria que marcam o fechamento de mais uma edição.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.

[…] Sextas Abertas chega em Antônio Dias no próximo dia 24 […]