A Prefeitura Municipal de Congonhas anunciou ações estratégicas de fiscalização para evitar a contaminação e o consumo de bebidas alcoólicas com metanol, além de conscientizar com informações entre comerciantes e a população sobre os perigos desta intoxicação.
O metanol pode atacar o fígado, cérebro e o nervo óptico, levando a cegueira, coma e em casos extremos, a morte. A Prefeitura de Congonhas, por meio da Vigilância Sanitária e do Procon de Congonhas implementaram as seguintes medidas de prevenção:
– Identificação e cadastro de estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas destiladas com preços significativamente abaixo dos praticados no mercado ou em locais de venda não convencionais (ambulantes, estabelecimentos improvisados, entre outros).
– Inspeções sanitárias focadas na checagem da procedência e regularidade das bebidas alcoólicas destiladas, especialmente as de baixo custo.
– Exigência da apresentação de notas fiscais de compra e consulta do registro dos produtos no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
– Inspeção minuciosa dos produtos, verificando: integridade do lacre, presença de selo de segurança, clareza da rotulagem (CNPJ, fabricante, endereço e registro no MAPA) e ausência de adulterações visíveis.
Leia também:
O Procon e a Vigilância Sanitária também recomendam que a população de Congonhas redobre a atenção ao adquirir bebidas alcoólicas, priorizando a compra em locais de confiança (supermercados e lojas especializadas), além de recomendar que o consumidor desconfie de preços excessivamente baixos e verifique a integridade do lacre e a presença de informações obrigatórias e claras no rótulo.
Para qualquer esclarecimento ou denúncia, entrar em contato através dos telefones: (31) 99626-9605, da Vigilância Sanitária; 3732-0617, do Procon; 3732-0707, na Agricultura; ou 197, denúncias na Polícia Civil.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.

[…] Congonhas anuncia ações de fiscalização em bebidas alcoólicas […]