A Prefeitura de Mariana reinaugurou nesta sexta-feira (7) o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Espaço Novo, após a conclusão das obras de reforma e adequação da unidade. O prédio passou por intervenções na parte elétrica, pintura geral, melhorias em salas de aula, quadra, refeitório e cozinha, além da revitalização do pátio.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Juliano Duarte (PSB), do secretário de Educação, Fabricio Bicalho, de sete vereadores e de servidores municipais. Durante o evento, alunos do Maternal I e II apresentaram atividades musicais e teatrais, e os pais puderam visitar as novas instalações.
O prefeito Juliano Duarte afirmou que o espaço foi totalmente reestruturado para oferecer melhores condições às crianças e destacou o trabalho da Secretaria de Educação.
“Os nossos filhos são os nossos bens mais preciosos e a gente trabalha todos os dias para tentar levar o melhor para todos eles. Quando assumimos a prefeitura, encontramos muitas escolas com infiltrações, banheiros vazando e telhados danificados. Tivemos que fazer um trabalho dobrado, corrigindo pendências de 2024 e avançando em 2025”, disse o prefeito.

Leia também:
- Capotamento envolve três veículos próximo ao Trevo do Maracujá
- Rei e rainha da Suécia passam férias discretas em Ouro Preto
Juliano informou ainda que o imóvel onde funciona o CMEI é alugado, com custo mensal de R$ 20 mil, e que a administração pretende adquirir o prédio para integrar o patrimônio público.
“Esse espaço ainda não é da Prefeitura, é alugado, mas vou fazer todo o esforço junto com a Câmara para conseguir o recurso e desapropriar o imóvel. Assim, será um prédio próprio do município”, declarou.
Durante a cerimônia, foi assinada a Lei nº 4.034, de 6 de novembro de 2025, que cria oficialmente o Centro Municipal de Educação Infantil Espaço Novo como escola municipal. A partir de agora, a unidade passa a ter caixa escolar próprio, o que permite maior autonomia na gestão administrativa.
Atualmente, o CMEI Espaço Novo atende 140 crianças de seis meses a quatro anos, distribuídas em dez turmas e acompanhadas por 11 professoras e cerca de 50 funcionários. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e o atendimento é gratuito. Para o ano letivo de 2026, já foram registradas 201 inscrições.



Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
