O videoclipe Ouro, dos artistas Mo Maie e Bomblack, será lançado no dia 17 de janeiro, em evento aberto ao público na sede do Vila Pobre, no bairro Taquaral, em Ouro Preto. O projeto, que denuncia os imapctos da mineração predatória, foi gravado em Mariana com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG) e aborda a devastação ambiental e a presença da mineração na região.
A produção audiovisual mobilizou profissionais da cadeia da produção audiovisual local. A obra dialoga diretamente com os temas presentes na música Ouro, lançada em 2024 na plataforma Spotify, que trata da exploração mineral e de seus impactos ambientais.
O evento de lançamento terá início às 17h e contará com uma programação que inclui oficina de percussão, roda de conversa com produtores audiovisuais independentes da região, a projeção oficial do videoclipe e apresentação musical com DJ ao final da noite.
A música Ouro reúne elementos do rap e de matrizes da música africana e brasileira. A produção musical foi assinada por Lil Tim TT1, em home studio localizado nas Cabanas. A direção do videoclipe ficou a cargo do videoartista e músico Kinte.
Leia também:
- PCMG revela bastidores de operação que prendeu o maior traficante de Minas
- Taxista é sequestrado e rendido por quatro horas em Mariana
De acordo com a proposta do projeto, o videoclipe Ouro busca denunciar os impactos da mineração na região e as consequências do rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 5 de novembro de 2015. A obra também propõe reflexões sobre novas formas de relação com a natureza, além de registrar narrativas e produções artísticas como forma de manifestação cultural e memória coletiva.
Mo Maie desenvolve um trabalho que transita entre a música experimental e a música tradicional, com valorização da cultura popular e da experimentação sonora, reunindo influências de diferentes matrizes culturais, especialmente afroameríndias e ciganas. Bomblack é artista natural de Mariana, com atuação na cena do hip hop regional, compositor, MC de batalhas de rima e um dos pioneiros do Movimento TT1.
O evento contará ainda com uma roda de conversa reunindo produtores audiovisuais e artistas da região do Chico Rei. Estão confirmadas as participações de Aquiles (Arte da Guerra), Bomblack (TT1), Bruno Olivera, Joyce Caroline, Kinte (Pastiche Filmes), Lidoberg Campos (Rodeador Cultural), Luara Osupa, Malyf (685 Beco), Mo Maie (Nomad Djalo) e Renatinho.
A programação prevê, às 17h, oficina de percussão com Tico Percuteria; às 18h30, a roda de conversa com produtores audiovisuais; e, às 19h30, a projeção do videoclipe Ouro, seguida de apresentação do DJ Malyf.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
