Ho-ho-ho! A cidade Patrimônio Mundial Cultural estará ainda mais linda. Neste sábado (23/11), Papai Noel estará em Ouro Preto para o acendimento da árvore de Natal de 22 metros de altura em frente ao Museu da Inconfidência, ícone da Praça Tiradentes. Quem busca viajar para a cidade histórica nesta época do ano encontrará um lugar todo decorado para o Natal, com atrações artísticas com mais de um milhão de pontos de luz.
A expectativa da Secretaria de Turismo do município é receber 90 mil turistas ao longo do evento até 6 de janeiro de 2025, com iluminação pensada para incorporar aos casarões históricos e o legado do ciclo do ouro, proporcionando um cenário singular para as festividades natalinas, sem prejudicar a beleza da cidade Patrimônio Mundial Cultural. Declarada Monumento Nacional em 1933 e tombada pelo Iphan em 1938 por seu conjunto arquitetônico e urbanístico, foi declarada pela Unesco como patrimônio mundial em 5 de setembro de 1980, sendo o primeiro bem cultural brasileiro inscrito na Lista do Patrimônio Mundial.
O Natal de Ouro Preto não se limita apenas a celebrar o Natal, mas também integra o Natal da Mineiridade. As tradições ancestrais das Folias de Reis, Pastorinhas, corais, bandas civis com mais de 90 anos em atividade e cortejos com artistas circenses foram cuidadosamente incorporadas à programação cultural do Natal de Ouro Preto. Outro ponto de destaque é a projeção mapeada na fachada da Igreja São Francisco de Assis, transformando as festividades em um autêntico espetáculo de Luz e História. Diferente de outros eventos natalinos, o Natal de Ouro Preto tem como peculiaridade a riqueza de história com o belíssimo cenário.
O Natal de Ouro Preto é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig, produção da Holofote Cultural e apoio da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ouro Preto, Associação Turística Circuito do Ouro, Saneouro, InterOuro, Op Expert, Restaurante Sebastião e Pouso History.
Natal da Mineiridade
Com uma programação diversa e descentralizada, o ‘Natal da Mineiridade 2024’ estima que 800 eventos sejam realizados em 450 municípios, o que representa alta de 33% em relação ao total de ações culturais oferecidas em 2023. Ouro Preto é uma das cidades contempladas pela Cemig, com apoio do governo estadual.
Em 2023, o ‘Natal da Mineiridade’ foi responsável por gerar uma circulação de 3,2 milhões de pessoas. Para este ano, é esperado aumento do fluxo turístico em 20%, com média de ocupação hoteleira em 80%, estimulando o intercâmbio cultural por meio de uma celebração que une tradição, fé e arte.
Leia mais:
- Concurso SAMU MG: mais de 100 vagas e salários de até R$ 8.419,22
- Reunião define mudanças no trânsito na Rua XV de Agosto, em Ouro Preto
Cemig: a energia da cultura
A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.
Os projetos patrocinados pela companhia, por meio de Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.