Alto do Cristo recebe estação sismológica com infrassom

O Alto do Cristo de Itabirito recebeu uma estação sismológica equipada com tecnologia de infrassom, que possui sensores que registram as vibrações do solo causadas por terremotos, explosões ou outras atividades geológicas.

A tecnologia dos dados permite detectar, medir e analisar a intensidade, a localização e a frequência dos abalos sísmicos, auxiliando cientistas e órgãos de Defesa Civil.

Leia também:

A estação integra uma rede composta por cinco unidades instaladas em municípios de Minas Gerais, formando uma malha de observação que permitirá a detecção mais precisa de eventos de baixa magnitude. 

“Itabirito passa a integrar uma rede estratégica de monitoramento que fortalece a segurança e amplia a capacidade de resposta a possíveis eventos naturais”, destacou o secretário de Segurança, Prevenção e Mobilidade Urbana, Admilson Santiago. 

“Com o equipamento funcionando online e transmitindo dados em tempo real, será possível acompanhar as atividades sísmicas de forma contínua. A localização de Itabirito é fundamental para completar o monitoramento da Região Central do estado”, afirmou o sargento Leandro Silva, da Defesa Civil Estadual. 

A construção e a implantação da estação foram realizadas em parceria com a Defesa Civil Estadual e o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). 

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Alto do Cristo recebe estação sismológica com infrassom”

  1. […] Alto do Cristo recebe estação sismológica com infrassom […]

Leave a Comment