Em Ouro Preto, arqueólogos descobriram o piso original da lateral direita do temlo religioso durante o processo de restauração da Igreja Bom Jesus de Matozinhos, São Miguel e Almas, localizada no bairro Cabeças. As lajes de pedra haviam sido cobertas por concreto e a revelação foi feita durante uma visita técnica, realizada na última quarta-feira (18).
Até agora, a restauração da igreja está 50% concluída e a previsão é de que, em sete meses, seja entregue a primeira fase das obras. A ação ainda prevê outras duas etapas: construção de muro de contenção da encosta lateral e restauração dos elementos artísticos.
Leia também:
“Com a retirada do concreto e a descoberta do piso de pedra original, do tempo de fundação da igreja, vamos preservar as peças e agregar na restauração da revitalização externa. Ele vai ficar aparente e pisos complementares do mesmo tipo de pedra, a pedra Ouro Preto, serão acrescentadas”, explica a arqueóloga Maíra Mendes.
Participaram da visita técnica o prefeito Angelo Oswaldo, a vice-prefeita Regina Braga, os membros do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural de Ouro Preto (Compatri) e a equipe técnica responsável pela restauração.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
[…] Arqueólogos descobrem piso original de templo religioso […]