A Synergia Socioambiental e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) anunciam o início das obras da cozinha industrial do projeto social Alimentando o Futuro, da comunidade Cafundão, em Mariana, Minas Gerais, que apoia a ampliação das atividades da Associação de Cooperação Agrícola Cafundão, organização que desenvolve iniciativas para ampliar a renda das mulheres da região.
A construção da cozinha é financiada pela Synergia Socioambiental, empresa de consultoria que oferece soluções em gestão de crises e desenvolvimento social para os setores público e privado em diversos segmentos. O objetivo é melhorar as condições de vida das famílias da região, já que a cozinha industrial será utilizada para a produção de doces, biscoitos e outros produtos agroecológicos desenvolvidos com base em receitas tradicionais que serão comercializados pela população. O projeto, que beneficiará diretamente mais de 70 famílias da comunidade, é uma antiga aspiração liderada pela presidente da Associação de Cooperação Agrícola Cafundão, Regiane Aparecida de Lana Fonseca.
“Nosso sonho sempre foi ampliar a atuação da Associação, proporcionando às mulheres a oportunidade de gerar renda com os produtos que já cultivamos, e agora, com o apoio da Synergia, esse sonho está se tornando realidade”, celebra Regiane.
Leia também:
- Museu da Inconfidência comemora 80 anos neste domingo
- Casa Lar Estrela de Mariana oferece oficinas para crianças em vulnerabilidade; saiba como ajudar
Também está prevista a oferta de capacitação técnica e suporte contínuo para a comunidade durante os 12 meses de implantação do projeto, com atividades que incluem cursos de gestão e empreendedorismo, processamento de alimentos, agroindústria e gestão de pequenos negócios, executados pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre Desenvolvimento Econômico e Social (Nupedes) da UFOP.
A professora do Departamento de Serviço Social da UFOP e coordenadora do projeto, Marisa Singulano, explica que, depois da construção conjunta com a Associação, o projeto foi submetido em alguns editais até ser contemplado na seleção da Synergia. Além de espaço de trabalho para a comunidade de Cafundão, a cozinha também vai abrigar projetos de pesquisa que possam melhorar a produtividade e a qualidade dos produtos e de vida das famílias envolvidas.
“É importante desenvolver o projeto Alimentando o Futuro, na Comunidade de Cafundão, por alguns motivos. Um deles é por ser um assentamento de reforma agrária, o único na região, e que tem prioridade no fornecimento de alimentos para a alimentação escolar, de acordo com a lei que prevê a aquisição de 30% dos alimentos usados nas escolas públicas da agricultura familiar”, explica Marisa Singulano.
O apoio e a participação da Synergia no projeto reflete o compromisso da empresa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A decisão de ser uma patrocinadora da ação foi baseada na conexão com o território de Mariana, no compromisso da empresa com o Programa Ambição ODS, do Pacto Global das Nações Unidas, e na expertise de sua equipe multidisciplinar. Atuando na região desde 2015, a empresa tem se dedicado a iniciativas que promovem sustentabilidade e melhores condições de vida das comunidades locais, contando com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada para garantir a eficácia e o impacto positivo de suas ações.
“Estamos comprometidos em diversificar as atividades produtivas da comunidade, o que impulsionará a geração de trabalho e renda, especialmente para as mulheres. Isso terá um impacto direto e positivo na qualidade de vida das famílias. Temos uma equipe dedicada e altamente capacitada, pronta para atuar em cada etapa do projeto. Acreditamos que esse esforço conjunto resultará em grandes conquistas para a comunidade de Cafundão”, conclui Alexandre Araújo Pinho, diretor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Synergia.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.
[…] Cafundão: Projeto social construirá nova cozinha industrial para a comunidade […]