A Câmara Municipal de Mariana, sob a presidência do vereador Ediraldo Ramos, conhecido como Pinico (PSB), anunciou a realização de um mutirão para emissão de RG. O agendamento será no dia 24 de março, e o atendimento acontecerá no dia 29 do mesmo mês. Serão disponibilizadas 100 vagas para a população.
Em entrevista à Rádio Real FM 90,1, nesta quarta-feira (12), Pinico explicou a motivação para a iniciativa. “No meu mandato passado, cheguei a fazer duas indicações solicitando esse mutirão, mas não foi viável na época. Agora, como presidente, tenho que fazer acontecer. Nossa proposta é realizar um mutirão por mês”, afirmou o vereador.
O mutirão tem como principal público os moradores de Mariana, mas também está aberto para outras regiões, considerando que a emissão de identidade é um serviço de caráter nacional. “Se uma pessoa de Belo Horizonte vier e se inscrever, tem o direito de ser atendida, assim como moradores de Mariana buscam esse serviço em outras cidades”, acrescentou.
Leia também:
- Vereadores de Ouro Preto cobram transparência sobre BR-356
- Prefeito de Mariana busca investimentos em Brasília
Atualmente, a Câmara realiza 80 atendimentos diários, sendo 40 pela manhã e 40 à tarde. O objetivo, segundo Pinico, é dobrar essa capacidade. “Estamos organizando um curso em Belo Horizonte e adquirindo mais equipamentos. Hoje temos duas máquinas de emissão de identidade e vamos comprar mais duas, aumentando para quatro”, explicou.
Os mutirões mensais continuarão até o fim do mandato do vereador, garantindo acesso facilitado à documentação essencial. “Muita gente só percebe a importância do documento quando precisa dele, seja para viajar, fazer uma prova de concurso ou resolver alguma burocracia. Nosso objetivo é garantir que a população tenha esse acesso”, destacou.

Informações para agendamento
Para garantir o atendimento no mutirão do dia 29 de março, os interessados devem realizar o agendamento no dia 24 de março e apresentar toda a documentação necessária, conforme os critérios exigidos pelo CAC. Cada pessoa pode realizar apenas um agendamento.
“Como eu já tinha dito anteriormente, no meu mandato pedi esse mutirão e não fui atendido. Agora, como presidente, estarei fazendo. O primeiro será no dia 29 de março, e todos os meses teremos esse mutirão para desafogar a demanda de RG em nossa cidade”, finalizou Pinico.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.