O cheirinho de Carnaval de 2025 se aproxima, e em Mariana, a procura pelo pré-cadastro de ambulantes, barracas, towners, trailers e similares fez a Prefeitura estender o prazo das inscrições até o dia 12 de fevereiro. Além disso, o executivo ainda abriu o cadastro para vendedores domiciliares de comida e bebida.
Segundo o órgão, a medida busca garantir que mais pessoas possam se regularizar e participar da festa de forma organizada e dentro das normas estabelecidas.
Afinal de contas, a festa que se estende do dia 26 ao dia 4 de março, terá programação recheada, mas sem os ambulantes comercializando bebida e comida, as coisas não funcionam. Da cervejinha ao tropeiro pós folia, tudo passa por eles.
Com a prorrogação, os interessados em fazer o pré-cadastro poderão participar do curso de Manipulação de Alimentos, que será oferecido pela Vigilância Sanitária nos dias 11 e 12 de fevereiro.
A inscrição segue sendo realizada exclusivamente de forma presencial no Departamento de Documentação e Arquivo, no prédio da Prefeitura. O atendimento é das 9h às 12h e das 13h às 16h30.
Leia também:
- Ouro Preto: reunião discute melhorias na MG-030
- Nova lei altera horário especial e garante flexibilidade para servidores com deficiência em Itabirito
Vendedores domiciliares
Dos dias 10 à 12 de fevereiro, estará aberto também o credenciamento para comerciantes e vendedores domiciliares.
Diferente dos ambulantes, esse credenciamento é destinado à pessoas que possuem pontos fixos, como lojas ou casas, e necessitam de um alvará temporário para a comercialização de alimentos e bebidas. Os locais que já têm como atividade-fim a venda de alimentos e possuem alvará de funcionamento, como bares, lanchonetes e restaurantes, não precisam realizar o credenciamento.
A inscrição deve ser feita no Departamento de Documentação e Arquivo, com os seguintes documentos:
Documento de identidade e CPF;
Comprovante de residência atualizado;
Duas fotos 3×4;
Certificado atualizado do curso de Manipulação de Alimentos, obrigatório para quem comercializa alimentos e bebidas.
Assim como o pré-cadastramento de ambulantes, o curso de Manipulação de Alimentos será oferecido pela Vigilância Sanitária nos dias 11 e 12 de fevereiro.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.