Após o sucesso das últimas edições, acontece o 3º Encontros no Jardim, em Mariana (MG), no dia 14 de julho realizado pela Circovolante. A proposta é ocupar a Praça Gomes Freire, carinhosamente chamada como Jardim, com a alegria da palhaçaria e das artes circenses. A ação, promovida pelo grupo Circovolante, é completamente gratuita, buscando democratizar o acesso à cultura e promover um espaço lúdico de conexão entre a comunidade.
Responsável por perpetuar a magia da arte do circo, o Circovolante está no clima de celebração do marco de 25 anos de história. “Pensamos em uma programação extensa, para a gente compartilhar essa alegria ao lado de quem possibilitou que tudo isso fosse possível até hoje: nosso público e todas as pessoas que acompanharam e apoiaram nosso propósito”, comenta Xisto Siman, palhaço e um dos organizadores do projeto.
A programação começa às 14h, já com diversidade de atrações para todas as idades. Para quem quiser conhecer mais sobre o circo, tem a exposição “O circo e seus objetos” e para quem gosta de ser surpreendido e gargalhar com boas mágicas, as intervenções do Mágico Evan acontecem até às 15h30. Crianças e adultos ainda podem brincar juntos de colorir, além de serem palhaços por um dia, com maquiagens feitas na hora.
O evento mostra como a arte se fortalece quando ocorre a interação entre diferentes linguagens artísticas. Na Rádio Carroça, a música e a palhaçaria se unem para fazer o público sorrir. Tem show da cantora e compositora Marina Anacleto, natural de Mariana (MG), e o Show de Variedades encerra a programação com o grupo Circovolante, o Mágico Evan, o grupo de dança Na Pegada e o SextetoVolante encantando o público.
O Encontros no Jardim é uma realização do Circovolante e Circo Paratodos, com apoio da Fundação Renova, através do Edital Doce Parceria – Prefeitura de Mariana (MG).
Leia também:
- Homem é assassinado dentro de um bar em Mariana; suspeitos foragidos
- Hungria, Xande de Pilares e DJ Escobar; Ouro Preto será palco de grandes shows este final de semana
O que é o Circovolante?
Fruto da parceria entre Xisto Siman e João Pinheiro, o grupo tem o propósito de perpetuar a arte circense de forma ampla e descentralizada. Sua sede, localizada em Passagem de Mariana, o espaço Circovolante é destinado à criação de espetáculos, fomento e difusão das artes circenses, apresentações artísticas e eventos culturais.
No interior de Minas Gerais, essa arte milenar se renova com o Circovolante há quase 25 anos. O grupo é responsável por realizar um dos festivais de palhaçaria mais tradicionais do Brasil. O “Circovolante – Encontro Internacional de Palhaços” já reuniu artistas nacionais e internacionais em 12 edições marcantes. Junto ao patrimônio histórico de distritos e bairros de Mariana, envolveu turistas e a população local em mais de 800 apresentações gratuitas.
A trupe ainda leva palhaços, cômicos, bufões, músicos e brincantes em espetáculos para todo o Brasil. Entre eles: “Xinxin e Juaneto Circo Show”, “Samba no Pé de Moleque”, “Sem Refresco” e “Clavestrovas & Rock and Roll”.
Em 2021, o Circovolante lançou seu primeiro álbum musical. “O Circo de Cada Um” é um projeto que objetiva revelar aos olhos e ouvidos do público um pouco da cultura musical circense que circulava pelas cidades históricas de Mariana, Ouro Preto, São João del Rei, Tiradentes, Juiz de Fora e localidades do entorno, entre meados do século XIX e XX.
SERVIÇO
Circovolante – Encontros no Jardim
Data: 14 de julho
Horário: 14h às 19h
Local: Praça Gomes Freire
Passagem de Mariana, Mariana (MG)
Programação:
14h – Exposição “O circo e seus objetos”
14h às 15h30 – Mágico Evan (intervenções pelo Jardim)
14h às 16h – Colorindo Palhaços (traga seu lápis de cor)
14h às 16h30 – Maquiagem de palhaços para todas as idades
15h30 às 16h30 – Rádio Carroça – com Palhaço Furreca, Circovolante e Palhaço Vinagre
16h40 – Pocket Show com Marina Anacleto
17h – Show de Variedades com Circovolante, Mágico Evan, SextetoVolante e Na Pegada
18h – Fotos com os artistas
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.