No coração do bairro Antônio Dias, em Ouro Preto, o Clube Recreativo XV de Novembro se destaca como um marco cultural. Nesta quinta-feira (14), a Câmara Municipal de Ouro Preto celebrará, no próprio clube, uma Sessão Solene em homenagem aos 100 anos da instituição, evento proposto pelo vereador Wanderley Kuruzu (PT). A cerimônia começará às 19h.
Estudos históricos indicam que o clube foi fundado em 1924 por um grupo de estudantes conhecido como “Charleston”, que buscava um espaço para eventos sociais. Em resposta, o então prefeito Otávio Vieira de Brito cedeu o casarão para essa finalidade, dando início a uma tradição de gerações de festas e eventos na Rua Santa Efigênia.
Leia também:
- ‘Para que nunca se esqueça’: atingidos pela Barragem de Fundão realizam ato em Bento Rodrigues
- Câmera registra assalto à mão armada em Itabirito; veja
O prédio que abriga o clube, entretanto, é muito anterior à sua fundação. O documento mais antigo que faz referência ao casarão data de 1767, o testamento de Francisca de Seixas da Fonseca, conhecido como “Solar da Família Ferrão”.
O Clube XV de Novembro é um dos orgulhos do bairro Antônio Dias, um dos primeiros de Ouro Preto. Nomeado em homenagem a um explorador, o bairro foi um dos primeiros assentamentos em Minas Gerais e uma das fontes de ouro para a Coroa portuguesa. Uma antiga rivalidade com o bairro Pilar é mantida até hoje, levando os moradores de Antônio Dias a serem chamados de “Jacubas” e os do Pilar de “Mocotós”.
Vereador Kuruzu destaca importância do XV de Novembro para o Antônio Dias e pra Ouro Preto
Em entrevista para o repórter Antônio Isidoro, Wanderley Kuruzu destacou a relevância do clube para a comunidade, especialmente para o bairro Antônio Dias, onde está localizado.
Segundo Kuruzu, o clube representa o sentimento de pertencimento da comunidade local, por ter sido fundado por trabalhadores e frequentado por figuras ilustres, como o ex-presidente Juscelino Kubitschek.
“Nada mais justo do que celebrar esse aniversário com uma sessão solene na Câmara, principalmente porque, no Antônio Dias, de forma especial, o sentimento de pertencimento que a comunidade tem em relação ao 15 de Novembro é muito grande. É uma entidade historicamente importante por tudo que representa, inclusive por ter sido uma organização de trabalhadores que resultou na criação do 15. Inclusive, o ex-governador e ex-presidente da República Juscelino Kubitschek frequentava os bailes do clube“, disse Kuruzu para Isidoro.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.