Uma decisão do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, na regional de Ponte Nova, absolve as mineradoras envolvidas no Rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana. Segundo a sentença, divulgada pelo G1, não foram encontradas “provas suficientes para estabelecer a responsabilidade criminal” direta e individual de cada réu envolvido no caso.
Além de absolver as empresas Vale, BHP, Samarco, a decisão também torna inocente 22 diretores, gerentes e técnicos das mineradoras na época da tragédia. Entre as pessoas absolvidas está Ricardo Vescovi, presidente da Samarco, na época do rompimento.
Leia também:
- ‘Para que nunca se esqueça’: atingidos pela Barragem de Fundão realizam ato em Bento Rodrigues
- Câmera registra assalto à mão armada em Itabirito; veja
Segundo o G1, a decisão foi publicada às 2h27 da manhã desta quinta-feira (14), pelo Tribunal Regional Federal da 6ª Região, de Ponte Nova, na Região da Zona da Mata.
O processo era julgado na esfera criminal, mas os acusados também respondiam pelos danos causados ao meio ambiente.
Vale destacar que as empresas estão sendo julgadas em um processo na Inglaterra, que envolve 700 mil atingidos. A ação inglesa foi possível por conta da BHP, que estava inscrita na bolsa de Londres na época do Rompimento. A empresa australiana é uma das controladoras da Samarco, juntamente com a Vale.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Justiça absolve mineradoras em ação do rompimento da Barragem de Fundão em Mariana […]