A Escola Estadual Dom Velloso, localizada em Ouro Preto, foi selecionada para integrar a primeira etapa do Minas Bilíngue, programa do Governo de Minas Gerais que inicia sua implantação no ano letivo de 2026. A unidade aparece na lista oficial divulgada nesta terça-feira, 13 de janeiro de 2026, como escola bilíngue com oferta do idioma francês.
O programa começa com 30 escolas estaduais, distribuídas em diferentes regiões de Minas Gerais e vinculadas a 18 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Em Ouro Preto, a Dom Velloso (ID 106470) foi selecionada para atender estudantes do Ensino Fundamental em Tempo Integral (EFTI).
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), o Minas Bilíngue foi lançado em 2025 e passa a funcionar efetivamente em sala de aula em 2026. A proposta combina ensino bilíngue e intercultural, ampliando a carga horária da língua adicional escolhida pela comunidade escolar e articulando esse idioma com outros componentes curriculares.
A SEE-MG informa que o programa não amplia a carga horária total dos estudantes, uma vez que está integrado ao modelo de educação em tempo integral, tanto no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) quanto no Ensino Fundamental em Tempo Integral (EFTI). Além das aulas específicas de língua estrangeira, parte das disciplinas da Formação Geral Básica e dos Itinerários Formativos deverá ser ministrada parcialmente no idioma adicional, em uma abordagem interdisciplinar.
O currículo do Minas Bilíngue também prevê a oferta de Estudos Interculturais, com conteúdos históricos, culturais e artísticos relacionados aos países falantes da língua adotada pela escola. Segundo a secretaria, essa estrutura busca ampliar o repertório cultural dos estudantes e fortalecer a aprendizagem integrada.
Leia também:
- PCMG revela bastidores de operação que prendeu o maior traficante de Minas
- Taxista é sequestrado e rendido por quatro horas em Mariana
A escolha do francês para a Escola Estadual Dom Velloso insere Ouro Preto no grupo inicial de municípios que adotam um idioma menos comum na rede pública estadual. Conforme a SEE-MG, além do francês, o Minas Bilíngue prevê a implementação de outras línguas, como inglês e espanhol, e, conforme a adesão local, idiomas como mandarim, alemão e italiano.
A Escola Estadual Dom Velloso está localizada no bairro Pilar, em Ouro Preto, e é vinculada à Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto.
O calendário oficial da rede estadual aponta que o início das aulas em 2026 será no dia 4 de fevereiro.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.

[…] Ouro Preto terá escola estadual bilíngue em francês a partir de 2026 […]