Em Congonhas, o Festival da Quitanda comemorou seus 25 anos de criação, recepcionando moradores e turistas com a culinária típica da região. No evento, foram servidos bolos, roscas, pães, doces, pamonha, o tradicional cubu com chá de congonha, o pastel de angu de Itabirito, rocambole de Lagoa Dourada, além de cachaças e cervejas.
O evento se estendeu pela Romaria, subindo a Alameda das Palmeiras, até a praça Bandeirantes. Uma das maiores atrações do evento é a a barraca do cubu e do chá de congonha, que foram distribuídos de graça. “De cedinho até às 18h, cerca de dez pessoas ficam responsáveis por fazer o cubu, que leva fubá, canela, erva-doce, margarina, açúcar e folha de bananeira”, conta a quitandeira e servidora pública, Angela Bento.
Leia também:
” (O evento) resgata a culinária dos casarões e das senzalas, que é refinada e que as gerações atuais herdaram. Não vou deixar de experimentar o cubu com o chá de congonha e o pastel de angu”, comentou a atriz Teca Pereira.
Além da gastronomia mineira, o Festival também contou com uma programação musical especial.Subiram ao palco a cantora Rayssa Alexandra, a Orquestra Mineira de Viola e Kadu Soares.
“Que a arte de produzir quitandas em Congonhas e em outras partes de Minas e do Brasil possa ser reconhecida como um patrimônio cultural”, desejou o prefeito Anderson Cabido.
Durante o Festival, também foi realizado um concurso, responsável por rankear as melhores quitandas regionais. A vencedora do pódio foi Tânia Rosa Rodrigues Quintão, com o “Bolo de casca de Banana com rapadura”, seguida pelo “Rocambole de doce de café”, produzido por Jaci de Oliveira Andrade, e em terceiro lugar, o “Biscoito de café”, de Janira Aparecida Agnete.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
[…] Festival da Quitanda de Congonhas comemora 25 anos […]