O Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag/MG), lançou ontem (13), em Belo Horizonte, o Boletim Escolar Digital para as escolas da rede estadual de ensino.
O recurso estará inicialmente disponível para cerca de 500 escolas em 39 municípios da Região Metropolitana de BH, pelo MG App ou pelo site cidadão.mg.gov.br. O objetivo é coletar as opiniões dos usuários para fazer os ajustes necessários para que, no início do ano letivo de 2025, o Boletim Escolar Digital esteja disponível nas mais de 3,4 mil escolas estaduais de Minas Gerais.
A funcionalidade estará disponível nas instituições pertencentes às Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C. No total 300 mil alunos já poderão ver notas e frequência bimestralmente de forma online das seguintes cidades:
Barão de Cocais; Belo Horizonte; Belo Vale; Betim; Bom Jesus Do Amparo; Bonfim; Brumadinho; Caeté; Catas Altas; Confins; Contagem; Crucilândia; Esmeraldas; Ibirité, Igarapé; Jaboticatubas; Juatuba; Lagoa Santa; Mário Campos; Mateus Leme; Moeda; Morro Do Pilar; Nova Lima; Nova União; Pedro Leopoldo; Piedade dos Gerais; Raposos; Ribeirão Das Neves; Rio Acima; Rio Manso; Sabará; Santa Bárbara; Santa Luzia; Santana do Riacho; São Joaquim de Bicas; São José da Lapa; Sarzedo; Taquaraçu de Minas; e Vespasiano.
Boletim Escolar Digital no MG App – Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG
O Governador do Estado, Romeu Zema (Novo), destaca a importância do recurso que permitirá mais proximidade e um melhor acompanhamento por parte dos pais ou responsáveis da vida escolar dos filhos. “Com o Boletim Escolar Digital, os pais terão acesso às notas dos filhos, que serão atualizadas bimestralmente e poderão acompanhar o desempenho dos estudantes”, disse o governador.
“O responsável pelo aluno vai poder acompanhar a rotina, a frequência, as notas. Tudo isso é fundamental para que consigamos nos envolver ainda mais e melhorar a qualidade do ensino. Vale destacar que não tem como fazer educação sem parceria com a comunidade escolar e os pais. Esse lançamento é fruto desse diálogo”, disse Igor de Alvarenga, secretário de Educação do Estado, que ainda reforça a comodidade que o Boletim Escolar Digital traz.
Leia também:
- Mostra Transbordantes de Cinema seleciona filmes de realizadores PcD
- Circovolante promove 4ª e última edição do Encontros no Jardim dia 18 de agosto
Camila Neves, secretária de Estado de Planejamento e Gestão, enfatizou que “É muito importante trabalhar cada vez mais na ampliação de serviços públicos ao alcance da mão do cidadão. Esse é nosso foco: que consigamos, via MG App e Portal Cidadão, fazer com que todo mundo se aproxime dos serviços. O Boletim Escolar Digital vai nessa linha. Os pais estarão juntos e atentos ao desenvolvimento dos filhos na escola”.
O Projeto foi desenvolvido pelo Laboratório de Inovação em Governo (LAB.mg). Antes deste lançamento ele foi testado em cinco escolas: Escola Estadual João Belo de Oliveira (Carangola), E.E. Raul Soares (Ubá), E.E. Frei Egídio (Uberlândia), E.E. Alfredo Sá (Teófilo Otoni) e E.E. Técnico Industrial Professor Fontes (Belo Horizonte).
O Boletim Escolar Digital foi financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com a intermediação da Secretaria de Estado de Casa Civil (SCC).
Para acessá-lo o estudante, o pai ou o responsável poderá usar o aplicativo MG App e o Portal Cidadão. O acesso é feito por meio do login gov.br com CPF dos estudantes e responsáveis cadastrados no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade). Caso haja inconsistências nas informações, os responsáveis deverão entrar em contato com a escola para correções.
Com informações da Agência Minas
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como estagiário no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
[…] Governo de Minas Gerais lança Boletim Escolar Digital […]