Mariana 140 dias sem chuva: ar insalubre, queimadas e falta d’agua são problemas

Mariana 140 dias sem chuva: ar insalubre, queimadas e falta d'agua são problemas

A cidade de Mariana não registra uma chuva substancial há 141 dias. Os dados da Estação Alpha indicam que a última precipitação que realmente trouxe melhora na qualidade do ar e umidade, aconteceu no dia 18 de abril. Desde então, o tempo seco tomou conta dos municípios e os problemas advindos deste momento se soma. Por conta desta realidade, a Prefeitura de Mariana decretou estado de emergência.

Por conta desta realidade, o ar se torna cada vez mais insalubre, gerando assim uma onda de problemas respiratórios. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera situação de alerta quando a umidade relativa do ar cai para 30%. Assim sendo, na cidade de Mariana, a previsão para hoje é de 52%, mas nos últimos dias a sensação era de baixíssima umidade. Não existe previsão para chuva.

Um outro problema que desencadeia com a falta de chuva é o aumento das queimadas. Desde o meio do mês de agosto, a comunidade de Mariana assiste a sua vegetação queimando. Com isso, a fumaça proveniente dos incêndios invade a cidade, tornando a sensação de insalubridade ainda maior. Além disso, os problemas respiratórios comuns do tempo seco também se tornam mais intensos.

Como se não bastasse todas essas questões, os moradores ainda precisam lidar com a falta de água em diversas localidades. A falta de precipitação corrobora ainda mais para que o sistema de abastecimento sofra.

Tal realidade suscitou ações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mariana (SAAE). Em um comunicado oficial, a autarquia confirmou que o aumento das queimadas e o tempo seco afetam a captação e distribuição de água, intensificando a crise hídrica. Em resposta, o SAAE está utilizando caminhões-pipa para suprir as áreas mais prejudicadas.

Nas cidades vizinhas, cujo as pessoas também vivem mais de 100 dias sem chuva, as Prefeituras também tomaram atitudes no sentido de mitigar os problemas. Ouro Preto estabeleceu um gabinete de crise, concatenando órgãos públicos para combater os problemas. Em Itabirito, o Prefeito Orlando Caldeira cancelou as festividades de 7 de setembro, incluindo a celebração do aniversário da emancipação do município.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment