Mariana está oficialmente cadastrada no programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, com a previsão de até 200 novas moradias gratuitas para famílias inscritas no CadÚnico. É a primeira vez que o município consegue atender todos os pré-requisitos e concluir o processo de cadastramento.
Em entrevista ao Jornal O Espeto, o prefeito Juliano Duarte (PSB) explicou que o município enfrentava dificuldades burocráticas em gestões anteriores para ingressar no programa habitacional. “Mariana nunca conseguiu se cadastrar. Sempre tentou, mas por questões documentais e de acompanhamento, infelizmente não teve sucesso”, disse. Ele destacou que o processo foi concluído na última semana e agora o município aguarda a seleção final do Ministério das Cidades.
As 200 casas pleiteadas fazem parte da faixa 1 do Minha Casa Minha Vida, voltada a famílias de baixa renda inscritas em programas sociais, com unidades totalmente gratuitas. Além disso, segundo o prefeito, a gestão busca viabilizar outras modalidades de moradia popular na faixa 2, que funcionam por meio de financiamento subsidiado pela Caixa Econômica Federal.
Leia também:
- Incêndio destrói casa e mata idoso de 94 anos em Mariana
- Sérgio Pererê define como racista decisão da Justiça sobre vídeo após show em igreja de Ouro Preto
Juliano reforçou que a expectativa é avançar para as próximas etapas do programa Minha Casa, Minha Vida e reduzir o déficit habitacional de Mariana. “A gente espera ser contemplado para diminuir o impacto da habitação em Mariana, que tem um déficit muito grande”, afirmou.
O município aguarda a análise do Ministério das Cidades, que definirá quais municípios entre os inscritos receberão novas unidades habitacionais.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.