Alguns condutores de veículos seguem desrespeitando a sinalização da Praça da Estação, em Ouro Preto, e seguem transitando nas ruas daquela região. Vídeos gravados por ouro-pretanos na manhã de quarta-feira (18) mostram carros passando pelas vias que estão interditadas por conta do risco de deslizamento do Morro da Forca.
Veja o vídeo:
A região da Praça da Estação está completamente interditada para o trânsito de veículos e de pedestres. O local foi sinalizado no dia 7 de janeiro devido ao risco iminente de deslizamento de uma enorme placa do Morro da Forca. Entretanto, alguns motoristas estão retirando a sinalização e trafegando no local normalmente. O pior é que, além de oferecer risco a si próprio, as pessoas que trafegam na área proibida não voltam com a sinalização para o lugar, deixando o resto do trânsito entendendo que o local foi desinterditado e oferecendo risco a outras pessoas.
“Estamos fiscalizando, mas está muito difícil, nós fechamos mais o povo vai e abre. Às vezes é um intervalo de 10 minutos para arrebentarem a a sinalização. Quando a nossa caminhonete fica lá, inibe um pouco esse pessoal, mas como o nosso efetivo é bem pequeno, não conseguimos atender vários pontos ao mesmo tempo. Então, é complicado. Nós tentamos minimizar”, disse o agente de trânsito da OuroTran, Alexandre Oliveira, ao Jornal Galilé.
Essa não foi a primeira vez que pessoas ignoram a sinalização feita pela OuroTran. No dia 9 deste mês, imagens mostraram pedestres, motocicletas e carros passando pela mesma via, ignorando o risco extremo que o Morro da Forca está oferecendo.
Em Ouro Preto não chove desde sexta-feira (13). Por isso, três importantes ruas foram liberadas na segunda-feira (16), porém, o trânsito na Praça da Estação segue completamente interditado. Existem conversas entre os órgãos responsáveis para que haja a desinterdição em meia pista na rua Diogo Vasconcelos até a próxima semana, caso o período de estiagem continue.
Morro da Forca
O deslizamento do Morro da Forca que causou o desabamento de dois casarões históricos em Ouro Preto completou um ano na última sexta-feira. O ocorrido não ocasionou vítimas, porém o trânsito próximo à Praça da Estação ficou afetado durante oito meses. Em 2023, com a volta do período chuvoso, o morro voltou a descer, tapumes foram atravessados pela terra e a Defesa Civil interditou o local no sábado (7), proibindo a passagem de veículos e de pedestres.
Os órgãos competentes aguardam um tempo de estiagem maior para que o solo drene a água que está encharcando o solo, causando grande risco de se fazer qualquer intervenção no Morro da Forca.
Furtos
Além de ignorar a sinalização da Guarda e Defesa Civil, materiais que são utilizados para sinalizar vias e locais restritos também estão sendo furtados. A GM já registrou a perda de 170 objetos por roubo e 30 por danificação. Veja a relação:
- 40 cones furtados
- 40 cavaletes furtados
- 100 gradis furtados
- 30 gradis danificados
“A população, além de não respeitar a sinalização está furtando os nossos materiais e dificultando ainda mais o nosso trabalho. Estamos trabalhando em conjunto com a Guarda Municipal e as demais secretaria para garantir a integridade e vida. Estamos trabalhando para manter a segurança, só que povo não esta levando a serio um trabalho feito com tanta dedicação”, declarou a superintendente da OuroTran, Leidiane de Fátima, ao Jornal Galilé.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] Sinalização no Morro da Forca é novamente ignorada por motoristas, em Ouro Preto […]