O bairro Cabanas, em Mariana, conhecido como Cidade Alta, receberá neste sábado (17), a partir das 14h, o Movimenta CDA. O evento, realizado na Escola Estadual João Ramos Filho, busca promover a cultura hip hop através de batalha de rima, sarau, discotecagem e apresentação musical.
A vivência será comandada pelo Movimento TT1, nascido e desenvolvido no bairro. Os jovens artistas integrantes do grupo já se apresentaram em diversos palcos da região e representam a cultura para além dos limites da Cidade Alta. A caixa de som que ecoava na pracinha do bairro agora também faz barulho no centro.
Atrações confirmadas no Movimenta CDA, no bairro Cabanas, em Mariana:
- Movimento TT1
- Discotecagem de DJ Tigan
- Sarau do Vila Pobre
- Batalha da Pracinha
O Movimenta CDA é um evento financiado pelo Edital da Cultura Viva, da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), de Mariana. O grupo afirma que pretende gerar impacto positivo na autoestima de artistas periféricos e rurais, descentralizar os eventos culturais e incentivar crianças, adolescentes e jovens que procuram formas de se expressar artisticamente.
Leia também:
- Médico que atendia em Ouro Preto e Mariana morre em acidente na MG-129
- Servidores municipais de Ouro Preto têm os melhores direitos trabalhistas da região; veja comparação
Bomblack, 24 anos, integra o coletivo desde a fundação e vê nas batalhas de rima uma forma de diálogo entre os jovens. Ele participou da primeira Rinha do Estadual, em 2019, e desde então se engajou na cultura hip-hop.
“É um movimento inédito, promovido por um coletivo independente, através de uma lei de incentivo. É uma conquista. Então, eu faço um convite para prestigiar essa primeira edição, de muitas que virão”, afirmou.
Natanael Marques, 28, também é integrante do TT1 e acredita que um dos objetivos do evento é mostrar as outras facetas do bairro e propor estratégias de sobrevivência física e intelectual. “Na mídia tradicional, só é representada como um lugar de criminalidade e conflitos. Não que isso não esteja presente em nossa Cidade Alta, mas tem outras possibilidades e potências também”, completou.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.