O Museu da Inconfidência, em Ouro Preto um dos cartões postais de Minas Gerais, está decorado com imagens de personalidades negras na sua fachada. Trata-se da exposição “Arte nas Janelas”, inaugurada na última quarta-feira (13), como parte das comemorações relacionadas à abolição da escravatura no Brasil. mostra traz importantes lideranças e personalidades icônicas da cidade, procurando valorizar as práticas culturais ainda presentes no município. A ação é parceria entre prefeitura de Ouro Preto, Museu da Inconfidência e Joaquim Artes e Ofícios.
A equipe por trás da exposição buscou identificar os mestres e mestras responsáveis por importantes referências culturais do município, como o congado, a semana santa e a capoeira, além de personalidades queridas na cidade, como Bené da Flauta e Niníca. Após essa seleção, uma equipe de fotógrafos pesquisou por imagens, com destaque para Zedu Monte, Eduardo Tropia, Alexandre Martins, Lucas Godoy e do Coletivo Olho de Vidro. A exposição conta com os trabalhos de Zedu Monte, Mila Damasceno e Dimas Guedes (in memorian).
Leia também:
- Médico que atendia em Ouro Preto e Mariana morre em acidente na MG-129
- Servidores municipais de Ouro Preto têm os melhores direitos trabalhistas da região; veja comparação
O projeto foi contemplado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), dentro do programa Minas Para Sempre, por meio do Semente, núcleo de incentivo a projetos socioambientais do MPMG.

A homenagem integra uma das ações das obras emergenciais de restauro conduzidas pelo Joaquim de Artes e Ofícios, como parte da execução do projeto de prevenção contra incêndio e pânico, reforma e revisão das instalações elétricas, pintura das alvenarias e limpeza das cantarias das fachadas do Museu da Inconfidência.
O programa Minas para Sempre destina recursos de medidas compensatórias ambientais acordadas entre o MPMG e entes privados para projetos de revitalização de referências culturais de Minas Gerais.
Com informações do Ministério Público de Minas Gerais
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.