O Anexo do Museu da Inconfidência receberá no próximo sábado (16), uma mostra de curtas-metragem feitos a partir da vontade e da inspiração de artistas de Ouro Preto e Região. O evento é o exercício final da residência artística conduzida pelo artista e diretor Ítalo Almeida. O evento intitulado “Muito com Pouco”, reúne uma seleção de 6 curtas-metragens realizados nos últimos 6 anos por diretores e diretoras de Belo Horizonte e Ouro Preto.
Os realizadores, vindos de realidades diversas e de minorias, utilizam de suas vivências e criatividade para dar vida a projetos de curta-metragem de baixo orçamento.
Segundo a divulgação, todos os filmes contam com técnicas de cinematografia e produção que visam a melhor execução possível ainda que com equipamentos e materiais acessíveis, além das medidas de iniciativas públicas e outras intervenções financeiras.
Quatro das produções contam sessão comentada com os artistas, Ana Clara Martins (O Lado de Fora Fica Aqui Dentro), Ítalo Almeida (…Lombrado) e Ben Hur (Arrabalde Corsário) e Anthony Christian (Ao Redor) com mediação de Lucas de Assis, membro do Cine Clube Ouro Preto.
Leia também:
- Servidores da UFOP aprovam paralisações em maio; entenda
- Casal acusado de praticar racismo e homofobia é preso em Ouro Preto
PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA DE CURTAS DE OURO PRETO
16h00 – “ARRABALDE”
Direção: Ben Hur Nogueira
Duração: 15 minutos
Sinopse: Ambientado em uma favela brasileira, o curta mostra a rotina dos moradores no último dia do ano, revelando seus desejos, saudades e esperanças por um futuro melhor.
16h20 – “O Quinto”
Direção: Lucas Calixto e Montívia
Duração: 14 minutos
Sinopse: Em um país cada vez mais distante da democracia, toda forma de expressão audiovisual só existe na clandestinidade.
16h40 – “…Lombrado”
Direção: Italo Almeida
Duração: 30 minutos
Sinopse: Dois artistas pretos vivenciam os impactos da COVID-19, enfrentando as consequências criativas e financeiras da quarentena em Belo Horizonte.
17h10 – PAUSA (20 minutos)
17h30 – “Ao Redor”
Direção: Uriel Marques e Anthony Christian Fernandes
Duração: 30 minutos
Sinopse: Ao se isolar e fugir do contato com a sociedade, um homem é perturbado pelas consequências de suas escolhas e se vê em confronto consigo mesmo, enfrentando seus próprios medos e angústias.
18h00 – “O Lado de Fora Fica Aqui Dentro”
Direção: Larissa Barbosa
Duração: 25 minutos
Sinopse: Ao se isolar e fugir do contato com a sociedade, um homem é perturbado pelas consequências de suas escolhas e se vê em confronto consigo mesmo, enfrentando seus próprios medos e angústias. (Sinopse repetida de “Ao Redor”; confirmar se está correta)
18h30 – “Já Fui Mulher, Eu Sei”
Direção: Lui Rodrigues
Duração: 30 minutos
Sinopse: Entre imagens de arquivo, o documentário costura memórias, afetos e insubmissões. ‘Já Fui Mulher, Eu Sei’ revisita a trajetória de artistas trans e denuncia as fissuras das indústrias artísticas que marginalizam corpos dissidentes. Um espaço de vozes, estéticas e gestos insubordinados.
19h00 – Mesa Aberta
Participantes: Ben Hur Nogueira, Anthony Christian, Ítalo Almeida, Larissa Barbosa
Mediação: Lucas de Assis
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.