Ouro Preto pleiteia selo de ‘Cidade Criativa’ pela Unesco

Ouro Preto pleiteia selo de 'Cidade Criativa' pela Unesco

Já conhecida com Cidade Patrimônio Mundial pela Unesco, Ouro Preto pode se tornar também uma Cidade Criativa. A submissão será tema de debate hoje (20), no Fórum de Economia Criativa, da 2ª Semana do Desenvolvimento Econômico, que acontece no Centro de Convenções da UFOP. O evento acontece das 8h até as 15h e será conduzido pelos pesquisadores Marcos Knupp, Magnus, Elias e Luiz, no auditório São João del Rei.

Os doces de São Bartolomeu e as esculturas de Pedra Sabão de Santa Rita são exemplos de como o povo ouro-pretano é naturalmente criativo. Pela cidade, espalham-se iniciativas artísticas, que buscam desenvolver renda através da criatividade. Por isso, o projeto “Ouro Preto, Cidade Criativa” culminou na criação do  Plano de Desenvolvimento da Economia Criativa (PDEC), que visa organizar as diversas formas de expressão cultural que já existem na cidade e criar diretrizes para seu desenvolvimento sustentável, com alinhamento às práticas internacionais. Liderado por professores e especialistas, o projeto já levantou dados sobre os produtores locais e está em fase de sensibilização e coleta de mais informações. A iniciativa também tem como meta transformar Ouro Preto em uma referência em economia criativa, fortalecendo sua candidatura ao título de Cidade Criativa da UNESCO.

Ouro Preto pleiteia título de 'Cidade Criativa' pela Unesco
A Feira de Pedra Sabão é um dos símbolos da cidade de Ouro preto, e é um exemplo de economia criativa.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto, Felipe Guerra, deu mais detalhes do processo de submissão em entrevista à Rádio Real. Para buscar o título, é preciso levantar informações sobre os potenciais criativos da cidade e fornecer subsídios para que pequenos empresários e produtores possam investir nessas áreas. O secretário destacou que esse trabalho conjunto visa consolidar Ouro Preto como uma cidade criativa, com o selo de reconhecimento oficial.

Leia também:

Agora estamos dando andamento com o Plano de Economia Criativa. Já fomos a todos os distritos, fizemos um grande levantamento, e estamos produzindo um vídeo que mostrará todo o potencial da economia criativa e solidária de Ouro Preto“, disse Guerra para a Rádio Real. O vídeo citado por ele será apresentado no Fórum.

Na 2ª Semana do Desenvolvimento Econômico, várias iniciativas que destacam a economia criativa são destaques nos estandes. Entre os expositores, consta a Rede Integrada dos Micros e Pequenos Afroempreendedores de Ouro Preto – RIMPA-OP, que concatena diversos negócios que geram renda através da criatividade.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment