O prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), anunciou, nesta quarta-feira (19), o reajuste salarial de 5% para os servidores públicos municipais em 2025. O aumento gerou insatisfação entre representantes da categoria, que reivindicam um percentual maior e questionam a falta de diálogo da gestão municipal.
A proposta, formalizada por meio do Projeto de Lei nº 37 de 2025, foi protocolada na Câmara Municipal e prevê reajuste retroativo a 1º de janeiro, além de um vale-alimentação de R$ 660,00. O Sindicado dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Mariana (Sindserv) criticou a decisão e convocou uma assembleia para debater a questão.
“Falta de respeito com os servidores. O prefeito poderia solicitar uma reunião extraordinária com o presidente da Câmara, mas até o momento isso não foi feito”, afirmou Francisco de Assis, presidente do Sindserv, conhecido como Chico Veterinário, em vídeo publicado nas redes sociais.
Leia também:
Juliano Duarte justificou a decisão alegando responsabilidade fiscal e compromissos financeiros do município. Segundo ele, a folha de pagamento mensal da prefeitura atinge R$ 22 milhões e o orçamento municipal precisa contemplar diversas obras emergenciais, algumas determinadas por ação civil pública.
“Assumimos uma prefeitura que não tem recurso financeiro em caixa e temos diversas obras urgentes a serem feitas, como construção de pontes, investimentos em água e infraestrutura, além da implementação de 10 leitos de UTI. Não podemos comprometer o orçamento da cidade com um aumento acima das condições financeiras atuais”, declarou o prefeito em pronunciamento.
Duarte também destacou que o índice de reajuste proposto é superior à inflação acumulada dos últimos 12 meses, que foi de 4,83%, e ressaltou que outras cidades da região concederam percentuais semelhantes ou inferiores.
Diante do impasse, o Sindserv Mariana convocou uma assembleia geral para esta quinta-feira (20), às 16h30, na sede do sindicato. O objetivo é discutir encaminhamentos e possíveis mobilizações sobre o reajuste salarial e a postura da administração municipal.
Após receber o projeto de lei enviado pelo prefeito Juliano Duarte, a Câmara Municipal de Mariana marcou para a próxima sexta-feira (21), às 8h, uma reunião extraordinária para votar o projeto de lei referente ao reajuste salarial dos servidores.
A Prefeitura de Mariana ainda enviou um parecer ao Jornal Geraes, em que esclarece que a proposta da revisão geral anual histórica do índice acumulado da inflação dos últimos 12 meses (IPCA), em conformidade com o disposto no artigo 37, inciso X, da Constituição Federal.
Além disso, a prefeitura reitera que a proposta altera as variações condicionais na Lei Orçamentária Anual (LOA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), garantindo o equilíbrio financeiro e a manutenção dos compromissos reforçados em áreas prioritárias de interesse ecológico
Dessa forma, , a revisão concedida em 2025, obedecerá o percentual de 5% no reajuste geral anual e 10% no valor do auxílio alimentação, superando o IPCA acumulado, cujo índice atual foi de 4.56% (jan/25).
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
[…] Prefeitura de Mariana anuncia reajuste de 5% e revolta servidores […]
[…] Prefeitura de Mariana anuncia reajuste de 5% e revolta servidores […]
[…] Prefeitura de Mariana anuncia reajuste de 5% e revolta servidores […]