A Prefeitura de Mariana realizou nesta quarta-feira (29), o “De janeiro a janeiro: Cuidando da sua Saúde Mental” no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) para destacar a importância da saúde mental. A iniciativa reuniu profissionais da área, usuários dos serviços e a comunidade.
A campanha Janeiro Branco, criada em 2014, busca conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde mental e vem se fortalecendo em todo o país. Em Mariana, a programação contou com palestras e mesas-redondas ao longo de um dia inteiro, abordando temas diversos relacionados ao bem-estar psicológico.
O prefeito Juliano Duarte enfatizou o compromisso da gestão com a ampliação dos serviços na área. “Nossa gestão inicia agora, mas temos um planejamento para fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e buscar um novo espaço de convivência para os usuários da saúde mental”, afirmou.
Leia também:
- Encontro de Bandas celebra 115 anos da Sociedade Musical São Sebastião em Passagem de Mariana
- Reativação do Poço do Bucão promete melhorar o abastecimento de água em Mariana
A secretária municipal de Saúde, Marilene Romão Gonçalves, reforçou a importância da parceria entre os profissionais e a comunidade. “Vamos acompanhar tudo de perto e trabalhar em equipe. As nossas portas estarão sempre abertas para garantir um atendimento de qualidade”, disse.
O coordenador da RAPS de Mariana, Jesse Catta Preta, destacou a necessidade do trabalho conjunto. “Ninguém dá conta de nada sozinho. Precisamos nos unir e entender que tudo que fazemos beneficia os nossos usuários”, ressaltou.
A terapeuta ocupacional Tamara Leonel Arantes, coordenadora do CAPS I de Mariana, mediou uma das mesas-redondas e reforçou a importância de falar abertamente sobre saúde mental. “Precisamos desmistificar muitas questões e acabar com tabus. O Janeiro Branco traz essa reflexão”, afirmou.
![](https://jornalgeraes.com.br/wp-content/uploads/2025/01/SAVE_20250129_135127-840x840.jpg)
A programação também contou com a participação do Grupo Osquindô, com a personagem Palhacinha J, trazendo uma abordagem lúdica ao evento. Na mesa “Buscar ajuda não é sinônimo de fraqueza”, a assistente social Rita Mendes discutiu os impactos sociais da saúde mental, enquanto o médico clínico-geral Joseph Philip Coelho abordou o estigma em relação ao uso de álcool e drogas.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe e compartilhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.