A Prefeitura de Mariana, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), inicia nesta terça-feira (10) uma série de encontros voltados ao cuidado com a saúde mental da população. Os grupos abordarão temas como ansiedade, depressão e a participação dos familiares no suporte a pessoas com transtornos mentais.
As atividades serão realizadas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), localizado na Rua Dezesseis de Julho, s/n, Centro, ao lado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Não é necessária inscrição prévia para participar.
Grupos de ansiedade e depressão
O primeiro encontro ocorre nesta segunda-feira, às 15h, com a temática “O que controlo X O que não controlo: preocupações produtivas ou improdutivas”. Nos próximos meses, os encontros tratarão de outros aspectos da saúde mental, como “Os monstros no ônibus” (18/03), “Armadilhas de pensamentos” (01/04), “Fatores que pioram minha depressão e ansiedade” (15/04) e “Estratégias de enfrentamento e autocuidado” (06/05).
As reuniões sobre saúde mental contarão com avaliação dos sintomas, dinâmicas, momentos de atenção plena e psicoeducação, além de materiais de apoio sobre regulação emocional e técnicas baseadas na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), sendo sempre realizadas no CAPS I de Mariana.
Leia também:
- Protesto em Mariana: “A Vila São Vicente pede socorro”
- Moradores do Alvorada, em Mariana, cobram soluções urgentes
Grupos familiares
A programação também inclui encontros voltados para familiares de pessoas com transtornos mentais. No dia 25/03, será abordado “O papel do familiar no cuidado”, com discussões sobre os desafios enfrentados e a importância do equilíbrio entre apoio e autocuidado. Já em 29/04, o tema será “Compreendendo os transtornos mentais”, abordando os sintomas e tratamentos das principais condições psicológicas. O último encontro, em 27/05, trará “Estratégias de apoio e autocuidado”, com técnicas para fortalecer a relação com os entes queridos e evitar o esgotamento emocional.
Os encontros são uma iniciativa para ampliar o acesso ao suporte psicológico na cidade, incentivando a população a buscar informação e apoio para lidar com desafios emocionais. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.