Museu da Inconfidência é reinaugurado em Ouro Preto

Museu da Inconfidência reabre neste sábado após revitalização

O Museu da Inconfidência foi reinaugurado nesta quarta-feira (30), e Ouro Preto retoma um lugar de destaque na cena cultural nacional. Após uma obra de revitalização que contou com investimento de R$ 2 milhões, viabilizados pelo Ministério Público de Minas Gerais por meio do programa Minas para Sempre, o museu reabre suas portas como símbolo renovado da memória, da justiça e da liberdade.

Presente na cerimônia, o prefeito Angelo Oswaldo destacou o impacto das melhorias: “O Museu da Inconfidência ressurge na vida cultural e turística de Ouro Preto, na vida educacional da nossa cidade, recebendo sempre escolares e visitantes. É um grande centro cultural com um acervo maravilhoso, que passa também por mudanças, acolhendo novas vertentes da produção cultural mineira, especialmente aquilo que saiu da mão afro-brasileira”.

A obra incluiu a instalação de um moderno sistema de prevenção contra incêndio e pânico, revisão da rede elétrica, pintura das alvenarias e limpeza das cantarias. Para o diretor da instituição, Alex Calheiros, a reinauguração vai além da estrutura física: “O Museu da Inconfidência segue firme em seu propósito: contar histórias, inspirar reflexões e manter viva a chama da liberdade”.

Leia também:

Museu da Inconfidência é reinaugurado em Ouro Preto
A reinauguração do Museu da Inconfidência incluiu uma visita guiada pelas áreas restauradas / Foto: Eric Bezerra/MPMG


Durante seu discurso, Calheiros agradeceu o apoio do Ministério Público e do Instituto Joaquim Artes e Ofícios, responsável pela execução da obra, e relembrou os desafios enfrentados na gestão: “Eu cheguei aqui com um orçamento anual de R$ 1,4 milhão, que dava conta apenas da vigilância, da limpeza e de três ou quatro pessoas no administrativo. O cenário era temerário”.

O evento de reinauguração foi seguido por uma visita técnica aos espaços restaurados do Museu da Inconfidência, com a presença do procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, autoridades locais e representantes do Ministério Público.

Mais do que uma reabertura, a ocasião marcou um passo essencial para o futuro do Museu da Inconfidência e Ouro Preto, reafirmando o papel do museu como ponto de encontro entre passado e presente. Na reinauguração, ao comentar sobre a importância turística do espaço, o prefeito Angelo Oswaldo relembrou: “360 mil pessoas visitaram o Museu da Inconfidência no ano passado. Ficamos felizes com seu resgate e com sua presença renovada na vida ouro-pretana”, destacou o prefeito Angelo Oswaldo.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment