Residência artística Corpos em Ação das Águas convida para segunda edição no final de agosto

Residência artística Corpos em Ação das Águas convida para segunda edição no final de agosto

Artistas, pesquisadores e estudantes vão se reunir na Chapada de Ouro Preto para práticas cênicas, troca de saberes sobre a água como elemento político segunda edição da residência artística Corpos em Ação das Águas.

O primeiro encontro da Residência Artística “Corpos em Ação das Águas”, realizado no penúltimo final de semana de julho com o tema “As águas e a ancestralidade”, foi um evento potente e agregador, que trouxe uma reflexão a respeito da interação de nós enquanto sociedade e as águas, a partir da vivência da ancestralidade de cada um.

A próxima edição, que será realizada entre os dias 30 de agosto a 01 de setembro, com o tema “As águas – Capitalização e consumo corpo artivismo: água é política.”, visa debater e contextualizar o uso e o abuso das águas, bem como seu tratamento único e exclusivo como bem de consumo, que deixa de lado seu papel vital e natural na vida das pessoas. Novamente com Carolina Reis na condução dos exercícios cênicos, organização dos processos por Marina Freire, ambas artistas residentes de Ouro Preto e com a participação de Thaís Alessandra, de Belo Horizonte, com Contação de histórias com instrumentos originários (pau de chuva, maracá, entre outros) Aiyra e o Rio: O Silêncio Barulhento de Uaçá e a Maratona do Tempo; dinâmica [Rio de Palavras] e a Palavra (Per)formada – fruto de um trabalho de dissertação de mestrado que cunhou este termo para dar forma à palavra por meio da voz, dos gestos, das memórias ancestrais e do dispositivo de criação da intuição. As atividades serão finalizadas com um ato político “Artivismo água: a Politização e a Capitalização”.

Os encontros acontecem no espaço de eventos do Camping do Chará, no vilarejo de Chapada, subdistrito de Ouro Preto, próximo à Lavras Novas. A residência é realizada por meio da Lei Paulo Gustavo, lei de fomento cultural do Governo Federal e do Governo de Estado de Minas Gerais. Serão disponibilizadas 20 vagas e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas on-line por meio do link https://forms.gle/vEyCPdUQUe3yCYtb7 até o dia 25 de agosto de 2024. Os interessados devem preencher um formulário de intenções e aguardar o contato da organização do evento, que será feito até dia 27 de agosto de 2024.

Leia também:

PROGRAMAÇÃO CORPOS EM AÇÃO DAS ÁGUAS

Encontro 02 – “As águas – Capitalização e consumo corpo artivismo: água é política.”

SEXTA 30/08
18h – Van saindo de Ouro Preto
19h – noite com caldos e fogueira – socialização

SÁBADO – 31/08
08h – Workshop contação de histórias com instrumentos originários (pau de chuva, maracá, entre outros) Aiyra o Rio: O Silêncio Barulhento de Uaçá e a Maratona do Tempo – com Thaís Alessandra; Dinâmica [Rio de Palavras] e a Palavra (Per)formada .
10h – Condução com Carolina Reis – exercícios cênicos nas águas.
12h30 Intervalo para almoço
14h – Direcionamentos performáticos com Marina Freire
16h30 – Conclusão e mostra de processos
19h – Roda de conversa e fogueira

DOMINGO – 01/09
08h – Apresentações
11h – Van de volta para Ouro Preto

Local: Camping do Chará – Informações: Instagram @corposemacaodasaguas | (31) 99757-9227

Notícias relacionadas

6 Thoughts to “Residência artística Corpos em Ação das Águas convida para segunda edição no final de agosto”

  1. […] Residência artística Corpos em Ação das Águas convida para segunda edição no final de agosto […]

  2. […] Residência artística Corpos em Ação das Águas convida para segunda edição no final de agosto […]

  3. […] Residência artística Corpos em Ação das Águas convida para segunda edição no final de agosto […]

  4. […] Residência artística Corpos em Ação das Águas convida para segunda edição no final de agosto […]

  5. […] Residência artística Corpos em Ação das Águas convida para segunda edição no final de agosto […]

  6. […] Residência artística Corpos em Ação das Águas convida para segunda edição no final de agosto […]

Leave a Comment