Robô “Lumem” é desenvolvido em Itabirito

Em Itabirito, a  Controladoria-Geral do município está desenvolvendo o robô Lumem. A ferramenta automatizada é desenvolvida na plataforma Power Automate, da Microsoft. O nome, inspirado no latim e que significa “luz”. A ferramenta auxilia na forma como são conduzidas as auditorias relacionadas às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que mantêm parcerias com a Prefeitura. 

A automatização inclui a análise de um conjunto robusto de dados, como: razão social, CNPJ e CNAE das entidades; registros na Ouvidoria Municipal; certidões negativas em órgãos como CGU, CEIS, CNEP e CEPIM; informações em portais da transparência e dados abertos; resultados de buscas com palavras-chave; consultas a processos judiciais no TJMG (PJe) e levantamentos de Tomadas de Contas Especiais do município. 

Leia também:

“O Lumen executa automaticamente todo o fluxo de avaliação de risco dessas organizações, desde a coleta de dados até a geração dos relatórios finais. Isso representa uma economia significativa de tempo e recursos, além de reduzir falhas humanas”, explica o auditor do Controle Interno de Itabirito e líder do desenvolvimento do robô no setor, Rangel Marçal. 

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment