Saberes do Rosário se tornam Patrimônio Cultural do Brasil

Foto: Patrick de Araújo

Os saberes do Rosário: Reinados, Congadas e Congados agora são, oficialmente, Patrimônio Cultural do Brasil. A decisão foi tomada na reunião realizada na última terça-feira (17), durante a reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, o órgão colegiado de decisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A decisão marca uma importante conquista para a preservação das manifestações afro-brasileiras no país, e significa que a partir de agora, passa a ser dever do Estado proteger e salvaguardar esse bem cultural.

“Um título muito importante porque reconhece como patrimônio de cada brasileiro e brasileira essa riqueza de cultura que são os nossos congados e mozambiques”, reforçou o prefeito Angelo Oswaldo.

Leia também:

Em Ouro Preto, estão em atividade seis guardas. Na sede, são quatro: Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, Congado de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Graças e Congado de Nossa Senhora Aparecida e Manto Azul do Santa Cruz. No distrito de Santo Antônio do Salto, tem o Congado de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e, em Miguel Burnier, o Congado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia.

A Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito, que acontece em janeiro, é registrada como Patrimônio Imaterial de Ouro Preto desde 2019. O reinado celebra-se a coroação de um rei negro, sob a proteção de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Efigênia e remete ao tempo da escravidão e transforma a ordem instituída pela monarquia portuguesa, que reinava no Brasil colonial.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Saberes do Rosário se tornam Patrimônio Cultural do Brasil”

  1. […] Saberes do Rosário se tornam Patrimônio Cultural do Brasil […]

Leave a Comment